CONHECIMENTO SOBRE O SEMIÁRIDO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23652 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 798 "inscrito_id" => 2093 "titulo" => "CONHECIMENTO SOBRE O SEMIÁRIDO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "O Semiárido brasileiro abrange a maioria dos Estados do Nordeste - Brasil. A região possui o clima como fator de evidência, deficiência hídrica, imprevisibilidade da precipitação pluviometria, altas temperaturas, os solos pouco profundos e desenvolvidos, devido à escassez hídrica e os rios, em sua maioria são intermitentes. O estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento dos alunos sobre a temática semiárido. A partir disto, discutir a potencialidade e fragilidade da região em sala de aula. A pesquisa foi efetivada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira, município de Patos - Paraíba. Foi aplicado um questionário no modelo Escala Likert. Amostra, 60 alunos de três (3) turmas de 3º ano do Ensino Médio. Os alunos foram indagados sobre o tema semiárido em sala de aula, a grande maioria mencionou como sendo raramente abordado (48,3%, n=29). Os temas mais satisfatórios, declarados pelos alunos foram, escassez hídrica (25%, n=15) e, fauna e flora (20%, n=12). A maioria não respondeu sobre o seu conhecimento de projetos aplicados a convivência com o semiárido (66,6%, n=40). Projetos de conscientização e tecnologias para reaproveitamento de água (33,30%, n=20) foi mencionado. Portanto, devemos aprender para então conviver, adaptando-se ao meio, construindo relações entre, homem e meio ambiente. Os resultados demonstraram que os alunos não possuíram a devida certeza, ao serem indagados sobre o semiárido, tornando-se fundamental incentivo a construção de sugestões sobre temas ambientais. É de suma importância o repasse dos dados obtidos no estudo aos professores, para inserirem mais discussões sobre o semiárido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONVIVÊNCIA, REGIÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA1_ID2093_24102016163038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES BRITO O NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "THAMYRES BRITO" "autor_email" => "thamyresbn@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23652 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 798 "inscrito_id" => 2093 "titulo" => "CONHECIMENTO SOBRE O SEMIÁRIDO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "O Semiárido brasileiro abrange a maioria dos Estados do Nordeste - Brasil. A região possui o clima como fator de evidência, deficiência hídrica, imprevisibilidade da precipitação pluviometria, altas temperaturas, os solos pouco profundos e desenvolvidos, devido à escassez hídrica e os rios, em sua maioria são intermitentes. O estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento dos alunos sobre a temática semiárido. A partir disto, discutir a potencialidade e fragilidade da região em sala de aula. A pesquisa foi efetivada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira, município de Patos - Paraíba. Foi aplicado um questionário no modelo Escala Likert. Amostra, 60 alunos de três (3) turmas de 3º ano do Ensino Médio. Os alunos foram indagados sobre o tema semiárido em sala de aula, a grande maioria mencionou como sendo raramente abordado (48,3%, n=29). Os temas mais satisfatórios, declarados pelos alunos foram, escassez hídrica (25%, n=15) e, fauna e flora (20%, n=12). A maioria não respondeu sobre o seu conhecimento de projetos aplicados a convivência com o semiárido (66,6%, n=40). Projetos de conscientização e tecnologias para reaproveitamento de água (33,30%, n=20) foi mencionado. Portanto, devemos aprender para então conviver, adaptando-se ao meio, construindo relações entre, homem e meio ambiente. Os resultados demonstraram que os alunos não possuíram a devida certeza, ao serem indagados sobre o semiárido, tornando-se fundamental incentivo a construção de sugestões sobre temas ambientais. É de suma importância o repasse dos dados obtidos no estudo aos professores, para inserirem mais discussões sobre o semiárido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CONVIVÊNCIA, REGIÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA1_ID2093_24102016163038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES BRITO O NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "THAMYRES BRITO" "autor_email" => "thamyresbn@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }