A Caatinga, bioma dominante no Nordeste brasileiro, rico em biodiversidade, apresenta utilidades variadas e importância tanto econômica, quanto cultural, com clima semi-árido e poucas chuvas distribuídas durante o ano. Analisando o conhecimento de estudantes do ensino médio na rede pública de Mossoró (RN), acerca da Caatinga, este trabalho tem como objetivo identificar os conhecimentos prévios dos alunos de uma turma de ensino médio acerca da vegetação deste ambiente, e interferir na reestruturação deste conhecimento, levando em consideração a morfologia vegetal das espécies encontradas nesta área. Foram aplicados questionários com 26 alunos, onde as respostas foram analisadas e comparadas com trabalhos relacionados a esse tema. Os resultados mostram a desvalorização do ambiente, o escasso conhecimento dos alunos a respeito das estruturas da flora desse ecossistema, bem como as suas utilidades, acredita-se que as escolas não enfatizam as características do principal ecossistema regional e que à necessidade de atividades educacionais que assegure o interesse, resgate e divulgação dos conhecimentos sobre a Caatinga, contribuindo na desmistificação dela.
Caatinga, Morfologia Vegetal, Ecossistema