Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ESCOLA SOLAR: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENERGIA SOLAR, EDUCAÇÃO, SEMIÁRIDO Pôster (PO) GT 06 - Tecnologias e inovações sociais no Semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

A preocupação com os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas, grande parte da energia que utilizamos no dia a dia é proveniente de recursos finitos, isto é, não se renovam e têm um limite de disponibilidade. O Sol é a fonte de energia e responsável pela origem da maioria das fontes de energia renováveis e, mesmo as que não utilizam diretamente a radiação solar, tem sua origem neste. A energia solar é uma das alternativas mais viáveis para o semiárido brasileiro, visto que o Nordeste brasileiro apresenta média diária de aproximadamente 8 horas de irradiação solar. A presente pesquisa objetiva conhecer a importância e utilização da energia solar como fonte renovável desenvolvendo métodos para difundir a educação ambiental na escola e sociedade, visando encorajar o pensamento crítico dos jovens e a ampliação do conhecimento. Foram aplicados 200 questionários estruturados com o intuito de verificar o perfil dos alunos, além de conhecimentos básicos, como medidas de valorização da energia, fontes de energia limpa, destacando a importância da preservação ambiental, os alunos participaram de palestra e do II Fórum do Semiárido de Energia Solar, com debates sobre o uso da energia enfatizando as diversas vantagem e desvantagens, em parceria com a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Para aprimorar o conhecimento, foram realizadas aulas práticas com montagem de placas fotovoltaicas e de kit de robótica movidos a energia solar. A partir dos dados da pesquisa, pode-se verificar que os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas demonstraram uma boa percepção e grande interesse ao trabalhar com “energia solar”. Tais ações são de suma relevância, para ampliação e distribuição de conhecimento nas comunidades, despertando também o interesse dos pais, amigos e demais familiares, tornando-os multiplicadores. Entende-se que é necessário que haja mais debates e estudos sobre essa temática para que possa contribuir com a ampliação do conhecimento.

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