A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE POMBAL - PB
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Este problema passou a ser também uma preocupação da educação em várias áreas do conhecimento, a mesma assumiu a função de trazer para o debate em sala de aula, os problemas que tem atingido o meio ambiente local e global, preparando assim o indivíduo para viver em sociedade de forma sustentável. No caso especifico dessa pesquisa, procurou-se verificar como os professores de geografia do ensino fundamental II estão preparando os seus alunos para entender as questões ambientais do semiárido paraibano, bem como a convivência de forma sustentável com um ambiente onde prevalece a escassez de chuva e por conseguinte, frequentes períodos de seca, que afetam tanto o campo quanto a cidade. Os dados sobre o trabalho realizado pelos professores e o entendimento dos alunos sobre as questões ambientais do semiárido foram coletados a partir da observação em sala de aula e da aplicação de questionários. Constatou-se que as questões ambientais sobre a região estavam sendo trabalhadas a partir de suas dimensões epistemológica e pedagógica, enfocando os aspectos locais, bem como os políticos, econômicos e sociais que permeiam essa discussão e, que não podem ser deixados de lado, pois se isso fosse feito não haveria como as aulas ministradas alcançasse a transformação social da realidade e nem a estruturação de novas formas de relação dos alunos entre entre si e destes com a natureza que os cerca. 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