A CAATINGA NA VISÃO DOS ESTUDANTES DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23355 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 715 "inscrito_id" => 1609 "titulo" => "A CAATINGA NA VISÃO DOS ESTUDANTES DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA" "resumo" => """ O estudo da percepção ambiental é fundamental para a compreensão das relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente, uma vez que estes agem seguindo sua concepção. Desse modo, o objetivo deste trabalho consistiu em identificar a visão dos estudantes do Projovem Urbano sobre o bioma Caatinga, Patos – PB. Foi utilizada a técnica de estudo de caso, com caráter exploratório e de natureza quanti-qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionários objetivos aplicados a 61 alunos do Ensino Fundamental dos dois núcleos assistidos pelo programa, com faixa etária de 18 a 29 anos. Os dados revelaram que 75,5% dos estudantes reconhecem, geograficamente, a localização do bioma Caatinga, mas não sabem reconhecer o valor da diversidade vegetacional para a região (29,5%) ou acreditam ser um bioma pobre em espécies (31,15%). No tocante as espécies vegetais, os estudantes citaram espécies exóticas aliadas aos seus interesses. Algumas espécies nativas foram destacadas, por exemplo, a jurema preta e a favela. Portanto, faz-se necessário no cotidiano escolar a promoção de atividades em Educação ambiental que contribuam para a construção de novos valores perante o meio ambiente, especialmente à Caatinga, destacando sua real importância para a região.\r\n Palavras-chaves: Percepção ambiental, semiárido, educação ambiental. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA14_ID1609_22102016215628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCELY DANTAS DE SOUSA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "FRANCELY DANTAS" "autor_email" => "francelygeog@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23355 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 715 "inscrito_id" => 1609 "titulo" => "A CAATINGA NA VISÃO DOS ESTUDANTES DO PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA" "resumo" => """ O estudo da percepção ambiental é fundamental para a compreensão das relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente, uma vez que estes agem seguindo sua concepção. Desse modo, o objetivo deste trabalho consistiu em identificar a visão dos estudantes do Projovem Urbano sobre o bioma Caatinga, Patos – PB. Foi utilizada a técnica de estudo de caso, com caráter exploratório e de natureza quanti-qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionários objetivos aplicados a 61 alunos do Ensino Fundamental dos dois núcleos assistidos pelo programa, com faixa etária de 18 a 29 anos. Os dados revelaram que 75,5% dos estudantes reconhecem, geograficamente, a localização do bioma Caatinga, mas não sabem reconhecer o valor da diversidade vegetacional para a região (29,5%) ou acreditam ser um bioma pobre em espécies (31,15%). No tocante as espécies vegetais, os estudantes citaram espécies exóticas aliadas aos seus interesses. Algumas espécies nativas foram destacadas, por exemplo, a jurema preta e a favela. Portanto, faz-se necessário no cotidiano escolar a promoção de atividades em Educação ambiental que contribuam para a construção de novos valores perante o meio ambiente, especialmente à Caatinga, destacando sua real importância para a região.\r\n Palavras-chaves: Percepção ambiental, semiárido, educação ambiental. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA14_ID1609_22102016215628.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCELY DANTAS DE SOUSA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "FRANCELY DANTAS" "autor_email" => "francelygeog@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }