Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DA EJA SOBRE SUAS PRÁTICAS DE LEITURA ESCOLARES E EXTRAESCOLARES

Palavra-chaves: LEITURA, ALUNOS, EJA Comunicação Oral (CO) GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Ao abordarmos a questão do ensino da leitura, não podemos deixar de considerar as representações das múltiplas e complexas das práticas de letramento em que os alunos estão inseridos, práticas estas fortemente marcadas pelo maior acesso ao material impresso e ao veloz advento das mídias digitais nos nossos dias. Faz-se necessário, portanto, que voltemos a atenção para os diversos elementos contingenciadores do ensino de leitura dentre os quais estão, necessariamente, as representações que os alunos têm das práticas de leitura em que estão envolvidos, pois elas podem nos informar muito sobre como conduzir as ações didáticas que envolvem a leitura ou concorrem para o desenvolvimento pleno de sua prática, seja no interior da escola ou fora dela. Desse modo, esse estudo visa refletir sobre as representações que os alunos da EJA têm sobre as suas práticas de leitura escolares e extraescolares a fim de, a partir dessa reflexão, contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem da leitura nessa modalidade de ensino. Os dados aqui analisados são oriundos de uma experiência de intervenção didática junto a alunos de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campina Grande- PB. Portanto, para atingir o objetivo proposto nesta pesquisa, documentamos todos os registros resultantes da experiência didática, os quais constituem o nosso corpus (registros de aula, anotações resultantes da observação direta e respostas aos questionários). Os resultados revelaram que apesar de considerarem a leitura importante, os alunos não se sentem capazes de incorporar as leituras que valorizam ao seu dia a dia. Em sua maioria, subestimam ou não reconhecem o rico universo de eventos e práticas de letramento de que fazem parte, seja dentro e/ou fora da escola o que traz implicações diretas ao processo de ensino-aprendizagem. Esses jovens e adultos da EJA, portanto, carecem de maior envolvimento consciente acerca das representações sobre as práticas de leitura socialmente situadas de que fazem parte, de modo que estas passem a “fazer sentido” em suas vidas e a lhes proporcionar oportunidades de crescimento intelectual e, por consequência, inserção social, dada a sua diversidade e heterogeneidade.

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