Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Os novos instrumentos tecnológicos são imprescindíveis para o cenário educacional da contemporaneidade. Tal contexto exige uma mudança no processo educacional que seja mediada pela inserção das tecnologias, sendo necessário refletir sobre as metodologias utilizadas nos processos educativos. O presente trabalho procedeu com discentes de uma Escola da rede Pública Estadual, localizada em um município de semiárido paraibano, com objetivo de utilizar jogos digitais como um instrumento de avaliação no ensino de biologia. O quiz elaborado foi utilizado a priori como instrumento avaliativo sendo trabalhado como uma possibilidade de ensinar e aprender de forma significativa. Os discentes mostraram-se empolgados e felizes, fato não observado na aplicação dos modelos tradicionais de avaliação. Toda empolgação é característica dos jogos, pois os envolvem de forma dinâmica e lúdica, favorecendo de forma positiva o processo avaliativo. No que concerne ao rendimento da avaliação com o uso de jogos como instrumento, os resultados mostram que os alunos estavam mais dispostos e empolgados a fazer a avaliação, com isso os discentes mostraram saber algumas competências sobre o conteúdo do Reino das Plantas. Os jogos são importantes aliados ao processo educacional, sobretudo, por motivar os discentes a engajarem de forma efetiva no processo. Destarte os jogos são importantes para a aprendizagem, mesmo que no presente trabalho tenha sido utilizado como um instrumento avaliativo também se mostrou efetivo ao processo de ensinar e aprender durante sua aplicação. Podendo ser considerada uma ferramenta rica de oportunidades de aprendizagem

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