Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INVESTIGANDO CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II A PARTIR DO TABULEIRO DE XADREZ

Palavra-chaves: INCLUSÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA, JOGO DE XADREZ, JOGO DE XADREZ Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A inclusão vem crescendo a cada ano, e com ela o desafio de garantir uma educação de qualidade para todos, assim como assegura a Lei. Sabemos que são muitas as dificuldades enfrentadas, e no âmbito educacional não seria diferente, visto que a inclusão é obrigatória, porém não há preparação para esta. Para que a inclusão possa realmente acontecer na sala de aula regular é necessário que o professor tenha orientação específica e, principalmente, boa vontade. Nossa pesquisa tem como objetivo apresentar os movimentos das peças do Jogo de Xadrez, construir e identificar polígonos no tabuleiro via os movimentos das peças Cavalo, Bispo e Torre e identificar retas. A nossa pesquisa faz parte do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), o qual tem um perfil de trabalho colaborativo em rede, tendo como participes membros de três instituições, UFMS, UEPB e UFAL. Somos integrantes do núcleo UEPB, no qual temos quatro equipes com focos de estudos distintos. A nossa equipe, Educação Matemática e Deficiência Visual, teve como fruto dos nossos estudos desenvolvermos uma proposta didática com a perspectiva no ensino e aprendizagem da Geometria. Nossa pesquisa individual tem como sujeitos alunos cegos, de baixa visão e videntes do 6° ano e 7° ano da E.E.E.F.M. Senador Argemiro de Figueiredo, em Campina Grande – PB. Ao analisar os dados tivemos resultados significativos no aprendizado de todos os alunos envolvidos, e assim os alunos deficientes visuais tiveram a oportunidade de estarem incluídos em sala de aula regular. Pudemos presenciar os alunos trabalhando em conjunto, independente de serem deficientes visuais ou videntes. Podemos afirmar que ensinar conteúdos matemáticos utilizando materiais manipuláveis para alunos deficientes visuais e videntes, em especial o Jogo de Xadrez, torna a aula agradável e interessante, eles se sentem motivados e se interessam mais pelo que está sendo ensinado. Esperamos que outros alunos deficientes visuais, e videntes, possam ter oportunidades como esta, de aprender Matemática por meio de materiais manipuláveis.

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