Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO ESCOLAR E A LUDICIDADE: BUSCANDO ALTERNATIVAS, AMPLIANDO POSSIBILIDADES

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O PIBID/UEMG/BARBACENA tem como foco inserir os licenciandos do curso de Pedagogia na realidade escolar relacionando teoria à prática, bem como promover formação continuada aos professores supervisores e coordenadores de área, os quais atuam como bolsistas em uma escola pública da cidade de Barbacena-MG, além de seu caráter formador, também possui uma característica extensionista, por buscar transformar a realidade escolar através de ações oriundas da Universidade pautadas nas demandas das próprias instituições escolares. Diante disso, temos como principal objetivo estabelecer estratégias educacionais lúdicas a fim de promover a inclusão de crianças com deficiência, dificuldades de aprendizagem e transtornos de comportamento. Para atingir os objetivos do referido subprojeto, realizamos intervenções didático-pedagógicas com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens, deficiência auditiva, deficiência visual, desvio de conduta, deficiência intelectual, condutas típicas, transtorno de comportamento e deficiência física. Assim, iniciamos nossas atividades com os alunos buscando valorizar suas potencialidades e habilidades, as quais são indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos principalmente a ludicidade através de recursos como jogos educativos e materiais concretos, desenvolvendo a sociabilidade, expressividade, autonomia, respeito mútuo e aceitação de regras. Consideramos que o processo de inclusão é de suma importância para a renovação da escola, espalhando sua ação formadora a todos os envolvidos, melhorando sua qualidade de ensino com intervenções pedagógicas apropriadas. Dessa forma, concluímos que para a educação inclusiva, trabalhar com a ludicidade é levar em consideração a criança com deficiência como um sujeito participante do processo de aprendizagem, mais que isso, é questionar, refletir e (re)estruturar as práticas pedagógicas atuais e suas funções perante a deficiência.

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