Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - TICS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22961
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 737
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - TICS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      As constantes transformações ocorridas nas sociedades em todo o mundo, sobretudo, nas últimas décadas, com a aceleração do crescimento e a expansão tecnológica, levam os professores a reverem suas práticas pedagógicas. Sendo assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi investigar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs na prática pedagógica. Utilizar os recursos tecnológicos como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem é uma condição indispensável para a escola. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativa com a participação de oito professores da rede pública do estado da Paraíba. Como instrumento metodológico, aplicamos um questionário com dez perguntas aos professores que participaram do curso do Proinfo no período de março a agosto de 2012.  Os dados indicaram que os educadores passaram a se interessar em aplicar práticas inovadoras a partir da vivência no curso. Concluímos que a formação continuada de educadores voltada para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas atividades escolares é uma das alternativas possíveis para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do estado da Paraíba.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID737_12102016154258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GENARTEDE ARAÚJO CAVALCANTE NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO GENARTE"
    "autor_email" => "genartejp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22961
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 737
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - TICS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      As constantes transformações ocorridas nas sociedades em todo o mundo, sobretudo, nas últimas décadas, com a aceleração do crescimento e a expansão tecnológica, levam os professores a reverem suas práticas pedagógicas. Sendo assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi investigar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs na prática pedagógica. Utilizar os recursos tecnológicos como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem é uma condição indispensável para a escola. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativa com a participação de oito professores da rede pública do estado da Paraíba. Como instrumento metodológico, aplicamos um questionário com dez perguntas aos professores que participaram do curso do Proinfo no período de março a agosto de 2012.  Os dados indicaram que os educadores passaram a se interessar em aplicar práticas inovadoras a partir da vivência no curso. Concluímos que a formação continuada de educadores voltada para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas atividades escolares é uma das alternativas possíveis para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do estado da Paraíba.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID737_12102016154258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO GENARTEDE ARAÚJO CAVALCANTE NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO GENARTE"
    "autor_email" => "genartejp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO As constantes transformações ocorridas nas sociedades em todo o mundo, sobretudo, nas últimas décadas, com a aceleração do crescimento e a expansão tecnológica, levam os professores a reverem suas práticas pedagógicas. Sendo assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi investigar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs na prática pedagógica. Utilizar os recursos tecnológicos como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem é uma condição indispensável para a escola. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativa com a participação de oito professores da rede pública do estado da Paraíba. Como instrumento metodológico, aplicamos um questionário com dez perguntas aos professores que participaram do curso do Proinfo no período de março a agosto de 2012. Os dados indicaram que os educadores passaram a se interessar em aplicar práticas inovadoras a partir da vivência no curso. Concluímos que a formação continuada de educadores voltada para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas atividades escolares é uma das alternativas possíveis para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do estado da Paraíba.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.