Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O tema educação inclusiva tem sido objeto de estudo de pesquisas acadêmicas e ações de políticas públicas de autoridades governamentais. As mudanças na nova lei das diretrizes básicas da educação nacional, especificaram quem seria o público-alvo para um processo inclusivo (educandos portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e aqueles que demonstrem superdotação ou altas habilidades). Sendo assim, de acordo com as modificações, os alunos com deficiência devem ter seu espaço garantido no mesmo contexto de aprendizagem na própria escola comum. A educação matemática apresenta-se como uma ferramenta importantíssima para que haja uma perfeita convergência entre essa disciplina e alunos portadores de algum tipo de deficiência. Sabe-se que mesmo educandos que apresentam algumas limitações, têm o potencial de desenvolver outras habilidades, as quais poderão ser imprescindíveis para o desenvolvimento do aprendizado de ciências exatas como a Matemática ou mesmo outras. Como mediador de todo esse processo, o professor desempenha vários papéis em busca da realidade da prática inclusiva. Deixando de lado velhos preconceitos construídos sobre suportes discriminatórios, deve revestir-se de uma nova postura pedagógica e filosófica como diferencial para a construção de saberes, procurando entender as necessidades dos educandos, auxiliá-los diante de suas dificuldades e contribuir para seu desenvolvimento cognitivo e social. Este artigo traz algumas reflexões teóricas sobre educação matemática dentro de uma prática inclusiva, faz uma rápida descrição sobre a legislação brasileira que trata da educação especial e discorre sobre a participação do professor dentro do contexto pedagógico de inclusão, citando pesquisas que trabalharam experiências com alunos que apresentavam algum tipo de deficiência e as considerações desses pesquisadores acerca desses trabalhos.

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