Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A educação inclusiva trouxe questões a serem discutidas, repensadas e analisadas em nossas instituições de ensino, visto que, as dificuldades encontradas em nossas escolas traz a necessidade de confrontar as práticas excludentes e separatistas ao aluno com deficiência nas salas regulares. Então, em busca de uma qualidade na aprendizagem que vise o acesso e permanência dos alunos em nossas escolas com igualdade de oportunidades, surge a necessidade de (re) construir uma educação que seja para atender a necessidade dos mesmos. A modalidade de Educação Especial conforme ressalta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96 determina que as instituições de ensino devam adequar currículo, métodos e estratégias no ensino-aprendizagem, todavia ainda encontramos problemas, uma vez que faltam materiais, recursos humanos capacitados e acessibilidade. A partir da proposta da educação inclusiva, mais precisamente para alunos surdos, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica e reflexiva sobre a Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, como ferramenta de comunicação e desenvolvimento sócio cognitivo, uma prática pedagógica baseada em um currículo que contemple esses educandos no processo de ensino-aprendizagem, onde possam desenvolver a sua identidade e cultura surda, a partir do ensino da língua materna, LIBRAS, como sua primeira língua, e a língua portuguesa como segunda língua, assim como determina o Decreto Nº 5.626/05, visto que a pessoa surda faz parte de uma cultura e identidade diferente das pessoas ouvintes. A pesquisa delineia-se em seu caráter analítico e interpretativo, na dimensão histórica, social e cultural da pessoa surda e assim faz uma reflexão a cerca de como se faz uma educação para esse público que considere os aspectos relevantes de uma comunidade que possui suas particularidades que os caracterizam a partir de sua identidade.

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