Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22757
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 191
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A inserção da educação ambiental está cada vez mais frequente no contexto escolar, especificamente no ensino das ciências exatas, e mesmo que essa inclusão seja de certa forma ainda restrita a um número pequeno de escolas, essa temática desperta um maior interesse, desenvolvimento e aprendizagem por parte dos alunos, que conseguem diferenciar quando se trabalha determinado conteúdo da Química interligando-o com o meio ambiente. Nesse contexto, esse trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de alunos do ensino médio frente à importância de se trabalhar a Química envolvendo-a com questões de conscientização do meio ambiente. Trata-se de uma análise quali-quantitativa. O instrumento utilizado com a finalidade de coletar os dados foi um questionário. O público alvo envolvido neste trabalho de pesquisa foram 32 alunos do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande- PB. Com a análise dos resultados obtidos a partir do questionário aplicado em várias turmas nas aulas de Química, pode-se constatar mediante os posicionamentos apresentados pelos alunos que os mesmos acham muito importante se trabalhar os assuntos da química envolvendo-os e relacionando o tema com o meio ambiente desenvolvendo de maneira interdisciplinar um aprendizado mais satisfatório e ainda se conscientizar sobre determinadas ações a favor do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA1_ID191_31082016224558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELIDA TAMIRES ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELIDA TAMIRES"
    "autor_email" => "welida_tamires@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22757
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 191
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A inserção da educação ambiental está cada vez mais frequente no contexto escolar, especificamente no ensino das ciências exatas, e mesmo que essa inclusão seja de certa forma ainda restrita a um número pequeno de escolas, essa temática desperta um maior interesse, desenvolvimento e aprendizagem por parte dos alunos, que conseguem diferenciar quando se trabalha determinado conteúdo da Química interligando-o com o meio ambiente. Nesse contexto, esse trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de alunos do ensino médio frente à importância de se trabalhar a Química envolvendo-a com questões de conscientização do meio ambiente. Trata-se de uma análise quali-quantitativa. O instrumento utilizado com a finalidade de coletar os dados foi um questionário. O público alvo envolvido neste trabalho de pesquisa foram 32 alunos do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande- PB. Com a análise dos resultados obtidos a partir do questionário aplicado em várias turmas nas aulas de Química, pode-se constatar mediante os posicionamentos apresentados pelos alunos que os mesmos acham muito importante se trabalhar os assuntos da química envolvendo-os e relacionando o tema com o meio ambiente desenvolvendo de maneira interdisciplinar um aprendizado mais satisfatório e ainda se conscientizar sobre determinadas ações a favor do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA1_ID191_31082016224558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELIDA TAMIRES ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WELIDA TAMIRES"
    "autor_email" => "welida_tamires@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A inserção da educação ambiental está cada vez mais frequente no contexto escolar, especificamente no ensino das ciências exatas, e mesmo que essa inclusão seja de certa forma ainda restrita a um número pequeno de escolas, essa temática desperta um maior interesse, desenvolvimento e aprendizagem por parte dos alunos, que conseguem diferenciar quando se trabalha determinado conteúdo da Química interligando-o com o meio ambiente. Nesse contexto, esse trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de alunos do ensino médio frente à importância de se trabalhar a Química envolvendo-a com questões de conscientização do meio ambiente. Trata-se de uma análise quali-quantitativa. O instrumento utilizado com a finalidade de coletar os dados foi um questionário. O público alvo envolvido neste trabalho de pesquisa foram 32 alunos do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande- PB. Com a análise dos resultados obtidos a partir do questionário aplicado em várias turmas nas aulas de Química, pode-se constatar mediante os posicionamentos apresentados pelos alunos que os mesmos acham muito importante se trabalhar os assuntos da química envolvendo-os e relacionando o tema com o meio ambiente desenvolvendo de maneira interdisciplinar um aprendizado mais satisfatório e ainda se conscientizar sobre determinadas ações a favor do meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.