Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONFECÇÃO DE BRINQUEDO PEDAGÓGICO COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE CABEDELO

Palavra-chaves: BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS, DESIGN SOCIAL, REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22761
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 755
    "inscrito_id" => 3602
    "titulo" => "CONFECÇÃO DE BRINQUEDO PEDAGÓGICO COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE CABEDELO"
    "resumo" => "O projeto para confecção de brinquedo pedagógico, utilizando-se de materiais reutilizáveis, traz, em si, o desafio da multidisciplinaridade, visto ser permeado por discussões, além das pertinentes aos fundamentos do design e ao design social, à psicologia da educação, por tratar-se da construção de um instrumento didático; ao meio ambiente e à educação ambiental, em função da natureza da sua matéria prima e da relação desta com os seus usuários e o brinquedo, por ser sua finalidade a produção de um artefato destinado à brincadeira. Dessa forma, inter-relacionar disciplinas, para que seja esclarecida a finalidade dessa pesquisa, passa a ser primordial, visto que o seu objeto, nessa perspectiva, passa a ter o papel integrador de objetivos ora indissociáveis, que deverão ser contemplados e bem definidos através dos referenciais teóricos, então revisitados. Essa proposta adquire um papel ainda mais complexo, quando da sua aplicação no ambiente escolar, que também propõe a inclusão social por meio do brincar e do aprendizado. A construção de um brinquedo com a finalidade atender ao processo de alfabetização como ferramenta didática é, deveras, intrigante para o designer. Ainda mais intrigante, quando sua matéria prima é o material reaproveitado. A multidisciplinaridade que se aponta nessa tarefa, deve envolver desde os princípios do design, passando pelas reflexões acerca da psicologia da educação, da educação no Brasil, pelas observações do meio ambiente e educação ambiental, para que, finalmente se materialize como um produto fundamentado no design. É dessa forma, que o brinquedo passa a ser veículo de valores que vão muito além do lúdico, em que os alunos passam a ser encarados como cidadãos em formação, inseridos num contexto social e cultural que se expressa de acordo com a realidade histórica das localidades da sua utilização. Assim, a construção do brinquedo educativo que atenda a essa expectativa, deve passar por discussões como a sua contextualização – a partir da observância das realidades ambiental, social, cultural e econômica das comunidades escolares – e da adequação ao estágio de desenvolvimento psíquico das crianças, como futuras usuárias. Além disso, vale destacar o apoio do projeto na formação de pessoas com maior identificação com os problemas ambientais que vivemos, destacando também aspectos de ecologia e educação ambiental envolvidos na reutilização de materiais, em um esforço para trazer para sala de aula questões como reciclagem, reaproveitamento, acúmulo, gerenciamento de resíduos, etc. A pesquisa ainda possibilitará o conhecimento mais aprofundado das necessidades e dificuldades de professores e crianças no que tange a transmissão de conhecimento e, consequentemente, a formação dessas crianças. Por fim, tendo como objeto principal buscar materiais descartados de fácil acesso, que possam ser reaproveitados para a confecção de brinquedos pedagógicos por professores de escolas públicas do Ensino Básico em Cabedelo. Espera-se que esta pesquisa possa trazer além destes benefícios citados grandes contribuições científicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS, DESIGN SOCIAL, REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID3602_13102016231150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RACHEL DE OLIVEIRA QUEIROZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RACHEL QUEIROZ"
    "autor_email" => "kelqueiroz@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22761
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 755
    "inscrito_id" => 3602
    "titulo" => "CONFECÇÃO DE BRINQUEDO PEDAGÓGICO COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE CABEDELO"
    "resumo" => "O projeto para confecção de brinquedo pedagógico, utilizando-se de materiais reutilizáveis, traz, em si, o desafio da multidisciplinaridade, visto ser permeado por discussões, além das pertinentes aos fundamentos do design e ao design social, à psicologia da educação, por tratar-se da construção de um instrumento didático; ao meio ambiente e à educação ambiental, em função da natureza da sua matéria prima e da relação desta com os seus usuários e o brinquedo, por ser sua finalidade a produção de um artefato destinado à brincadeira. Dessa forma, inter-relacionar disciplinas, para que seja esclarecida a finalidade dessa pesquisa, passa a ser primordial, visto que o seu objeto, nessa perspectiva, passa a ter o papel integrador de objetivos ora indissociáveis, que deverão ser contemplados e bem definidos através dos referenciais teóricos, então revisitados. Essa proposta adquire um papel ainda mais complexo, quando da sua aplicação no ambiente escolar, que também propõe a inclusão social por meio do brincar e do aprendizado. A construção de um brinquedo com a finalidade atender ao processo de alfabetização como ferramenta didática é, deveras, intrigante para o designer. Ainda mais intrigante, quando sua matéria prima é o material reaproveitado. A multidisciplinaridade que se aponta nessa tarefa, deve envolver desde os princípios do design, passando pelas reflexões acerca da psicologia da educação, da educação no Brasil, pelas observações do meio ambiente e educação ambiental, para que, finalmente se materialize como um produto fundamentado no design. É dessa forma, que o brinquedo passa a ser veículo de valores que vão muito além do lúdico, em que os alunos passam a ser encarados como cidadãos em formação, inseridos num contexto social e cultural que se expressa de acordo com a realidade histórica das localidades da sua utilização. Assim, a construção do brinquedo educativo que atenda a essa expectativa, deve passar por discussões como a sua contextualização – a partir da observância das realidades ambiental, social, cultural e econômica das comunidades escolares – e da adequação ao estágio de desenvolvimento psíquico das crianças, como futuras usuárias. Além disso, vale destacar o apoio do projeto na formação de pessoas com maior identificação com os problemas ambientais que vivemos, destacando também aspectos de ecologia e educação ambiental envolvidos na reutilização de materiais, em um esforço para trazer para sala de aula questões como reciclagem, reaproveitamento, acúmulo, gerenciamento de resíduos, etc. A pesquisa ainda possibilitará o conhecimento mais aprofundado das necessidades e dificuldades de professores e crianças no que tange a transmissão de conhecimento e, consequentemente, a formação dessas crianças. Por fim, tendo como objeto principal buscar materiais descartados de fácil acesso, que possam ser reaproveitados para a confecção de brinquedos pedagógicos por professores de escolas públicas do Ensino Básico em Cabedelo. Espera-se que esta pesquisa possa trazer além destes benefícios citados grandes contribuições científicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS, DESIGN SOCIAL, REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID3602_13102016231150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RACHEL DE OLIVEIRA QUEIROZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RACHEL QUEIROZ"
    "autor_email" => "kelqueiroz@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O projeto para confecção de brinquedo pedagógico, utilizando-se de materiais reutilizáveis, traz, em si, o desafio da multidisciplinaridade, visto ser permeado por discussões, além das pertinentes aos fundamentos do design e ao design social, à psicologia da educação, por tratar-se da construção de um instrumento didático; ao meio ambiente e à educação ambiental, em função da natureza da sua matéria prima e da relação desta com os seus usuários e o brinquedo, por ser sua finalidade a produção de um artefato destinado à brincadeira. Dessa forma, inter-relacionar disciplinas, para que seja esclarecida a finalidade dessa pesquisa, passa a ser primordial, visto que o seu objeto, nessa perspectiva, passa a ter o papel integrador de objetivos ora indissociáveis, que deverão ser contemplados e bem definidos através dos referenciais teóricos, então revisitados. Essa proposta adquire um papel ainda mais complexo, quando da sua aplicação no ambiente escolar, que também propõe a inclusão social por meio do brincar e do aprendizado. A construção de um brinquedo com a finalidade atender ao processo de alfabetização como ferramenta didática é, deveras, intrigante para o designer. Ainda mais intrigante, quando sua matéria prima é o material reaproveitado. A multidisciplinaridade que se aponta nessa tarefa, deve envolver desde os princípios do design, passando pelas reflexões acerca da psicologia da educação, da educação no Brasil, pelas observações do meio ambiente e educação ambiental, para que, finalmente se materialize como um produto fundamentado no design. É dessa forma, que o brinquedo passa a ser veículo de valores que vão muito além do lúdico, em que os alunos passam a ser encarados como cidadãos em formação, inseridos num contexto social e cultural que se expressa de acordo com a realidade histórica das localidades da sua utilização. Assim, a construção do brinquedo educativo que atenda a essa expectativa, deve passar por discussões como a sua contextualização – a partir da observância das realidades ambiental, social, cultural e econômica das comunidades escolares – e da adequação ao estágio de desenvolvimento psíquico das crianças, como futuras usuárias. Além disso, vale destacar o apoio do projeto na formação de pessoas com maior identificação com os problemas ambientais que vivemos, destacando também aspectos de ecologia e educação ambiental envolvidos na reutilização de materiais, em um esforço para trazer para sala de aula questões como reciclagem, reaproveitamento, acúmulo, gerenciamento de resíduos, etc. A pesquisa ainda possibilitará o conhecimento mais aprofundado das necessidades e dificuldades de professores e crianças no que tange a transmissão de conhecimento e, consequentemente, a formação dessas crianças. Por fim, tendo como objeto principal buscar materiais descartados de fácil acesso, que possam ser reaproveitados para a confecção de brinquedos pedagógicos por professores de escolas públicas do Ensino Básico em Cabedelo. Espera-se que esta pesquisa possa trazer além destes benefícios citados grandes contribuições científicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.