Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS DIFICULDADES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE DUBOWITZ

Palavra-chaves: INCLUSÃO, SÍNDROME DE DUBOWITZ, ENSINO, APRENDIZAGEM., APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22700
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 975
    "inscrito_id" => 2182
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE DUBOWITZ"
    "resumo" => "A motivação para este tema veio com a escassez de informações sobre a síndrome de Dubowitz principalmente nos âmbitos educacionais, já que a citada síndrome é pouco conhecida e tem apenas relatos médicos, e por este motivo tratada como doença, sabemos que hoje em dia a inclusão escolar em nosso país é bem estruturada segundo Lei de Diretrizes e bases da Educação (LDB), que tem o capitulo 5 inteiro destinado a educação inclusiva. Objetivando o fazer refletir a respeito desta inclusão, já que ainda encontramos alguns entraves para que a lei seja cumprida, conscientizar os educadores para que tenham um conhecimento prévio ao ato de incluir para assim facilitar o trabalho e desenvolver o entendimento de como se dá o ensino e a aprendizagem das crianças com a síndrome de Dubowitz, e assim mostrar que criança com a citada síndrome tem múltiplas inteligências e grande potencial, para tanto, faz necessário trabalhos multidisciplinar entre educadores, educando, família e escola, buscando aperfeiçoar suas técnicas e métodos de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste artigo foram feitas pesquisas bibliográficas utilizando artigos nas áreas de medicina, em documentos oficiais do Governo a exemplo da LDB, e em livros de inclusão escolar. Falar do ensino e a aprendizagem das crianças com a síndrome de Dubowitz é mergulhar em um mundo que não é mais só seu é querer mudar o pensamento e as atitudes das pessoas e nas escolas fazer com que as adaptações físicas e curriculares seja o inicio da inclusão. Porém com base nas bibliografias pesquisadas percebeu-se que há muito para ser explorado. Também se observou que a temática inclusão escolar apesar de amparada pela lei, nem sempre é cumprida de forma que atenda todas as necessidades de adaptações para os alunos com deficiências. Ainda em se tratando dos educandos com a síndrome de Dubowitz essas adequações se tornam mais difíceis, pelo fato de que cada aluno desenvolve características diferentes em relação à síndrome, o que dificulta para o educador/agente de educação desenvolver um único método na construção da aprendizagem seja uniforme para todos que possuam essa necessidade especial. Por esse motivo a necessidade dos educadores sempre estarem se especializando no que diz respeito à inclusão escolar, visto que nenhuma deficiência e/ou síndrome se manifesta igual e, que cada aluno seja ele deficiente ou não tem suas próprias características e tempo de aprendizado. Por fim este artigo é apenas um ponta pé inicial para uma pesquisa mais aprofundada em relação à temática proposta, visto que há uma grande escassez de bibliografia que tratam da síndrome de Dubowitz e como os educandos da mesma se portam diante das adaptações de aprendizagem educacionais em que estão inseridos, existe um grande interesse em continuar a desenvolvera pesquisa posteriormente num trabalho de conclusão de curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SÍNDROME DE DUBOWITZ, ENSINO, APRENDIZAGEM., APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID2182_23102016204659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DANTAS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DANI DANTAS "
    "autor_email" => "danielledantasprof@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22700
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 975
    "inscrito_id" => 2182
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM A SÍNDROME DE DUBOWITZ"
    "resumo" => "A motivação para este tema veio com a escassez de informações sobre a síndrome de Dubowitz principalmente nos âmbitos educacionais, já que a citada síndrome é pouco conhecida e tem apenas relatos médicos, e por este motivo tratada como doença, sabemos que hoje em dia a inclusão escolar em nosso país é bem estruturada segundo Lei de Diretrizes e bases da Educação (LDB), que tem o capitulo 5 inteiro destinado a educação inclusiva. Objetivando o fazer refletir a respeito desta inclusão, já que ainda encontramos alguns entraves para que a lei seja cumprida, conscientizar os educadores para que tenham um conhecimento prévio ao ato de incluir para assim facilitar o trabalho e desenvolver o entendimento de como se dá o ensino e a aprendizagem das crianças com a síndrome de Dubowitz, e assim mostrar que criança com a citada síndrome tem múltiplas inteligências e grande potencial, para tanto, faz necessário trabalhos multidisciplinar entre educadores, educando, família e escola, buscando aperfeiçoar suas técnicas e métodos de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste artigo foram feitas pesquisas bibliográficas utilizando artigos nas áreas de medicina, em documentos oficiais do Governo a exemplo da LDB, e em livros de inclusão escolar. Falar do ensino e a aprendizagem das crianças com a síndrome de Dubowitz é mergulhar em um mundo que não é mais só seu é querer mudar o pensamento e as atitudes das pessoas e nas escolas fazer com que as adaptações físicas e curriculares seja o inicio da inclusão. Porém com base nas bibliografias pesquisadas percebeu-se que há muito para ser explorado. Também se observou que a temática inclusão escolar apesar de amparada pela lei, nem sempre é cumprida de forma que atenda todas as necessidades de adaptações para os alunos com deficiências. Ainda em se tratando dos educandos com a síndrome de Dubowitz essas adequações se tornam mais difíceis, pelo fato de que cada aluno desenvolve características diferentes em relação à síndrome, o que dificulta para o educador/agente de educação desenvolver um único método na construção da aprendizagem seja uniforme para todos que possuam essa necessidade especial. Por esse motivo a necessidade dos educadores sempre estarem se especializando no que diz respeito à inclusão escolar, visto que nenhuma deficiência e/ou síndrome se manifesta igual e, que cada aluno seja ele deficiente ou não tem suas próprias características e tempo de aprendizado. Por fim este artigo é apenas um ponta pé inicial para uma pesquisa mais aprofundada em relação à temática proposta, visto que há uma grande escassez de bibliografia que tratam da síndrome de Dubowitz e como os educandos da mesma se portam diante das adaptações de aprendizagem educacionais em que estão inseridos, existe um grande interesse em continuar a desenvolvera pesquisa posteriormente num trabalho de conclusão de curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM  E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SÍNDROME DE DUBOWITZ, ENSINO, APRENDIZAGEM., APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID2182_23102016204659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DANTAS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DANI DANTAS "
    "autor_email" => "danielledantasprof@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A motivação para este tema veio com a escassez de informações sobre a síndrome de Dubowitz principalmente nos âmbitos educacionais, já que a citada síndrome é pouco conhecida e tem apenas relatos médicos, e por este motivo tratada como doença, sabemos que hoje em dia a inclusão escolar em nosso país é bem estruturada segundo Lei de Diretrizes e bases da Educação (LDB), que tem o capitulo 5 inteiro destinado a educação inclusiva. Objetivando o fazer refletir a respeito desta inclusão, já que ainda encontramos alguns entraves para que a lei seja cumprida, conscientizar os educadores para que tenham um conhecimento prévio ao ato de incluir para assim facilitar o trabalho e desenvolver o entendimento de como se dá o ensino e a aprendizagem das crianças com a síndrome de Dubowitz, e assim mostrar que criança com a citada síndrome tem múltiplas inteligências e grande potencial, para tanto, faz necessário trabalhos multidisciplinar entre educadores, educando, família e escola, buscando aperfeiçoar suas técnicas e métodos de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste artigo foram feitas pesquisas bibliográficas utilizando artigos nas áreas de medicina, em documentos oficiais do Governo a exemplo da LDB, e em livros de inclusão escolar. Falar do ensino e a aprendizagem das crianças com a síndrome de Dubowitz é mergulhar em um mundo que não é mais só seu é querer mudar o pensamento e as atitudes das pessoas e nas escolas fazer com que as adaptações físicas e curriculares seja o inicio da inclusão. Porém com base nas bibliografias pesquisadas percebeu-se que há muito para ser explorado. Também se observou que a temática inclusão escolar apesar de amparada pela lei, nem sempre é cumprida de forma que atenda todas as necessidades de adaptações para os alunos com deficiências. Ainda em se tratando dos educandos com a síndrome de Dubowitz essas adequações se tornam mais difíceis, pelo fato de que cada aluno desenvolve características diferentes em relação à síndrome, o que dificulta para o educador/agente de educação desenvolver um único método na construção da aprendizagem seja uniforme para todos que possuam essa necessidade especial. Por esse motivo a necessidade dos educadores sempre estarem se especializando no que diz respeito à inclusão escolar, visto que nenhuma deficiência e/ou síndrome se manifesta igual e, que cada aluno seja ele deficiente ou não tem suas próprias características e tempo de aprendizado. Por fim este artigo é apenas um ponta pé inicial para uma pesquisa mais aprofundada em relação à temática proposta, visto que há uma grande escassez de bibliografia que tratam da síndrome de Dubowitz e como os educandos da mesma se portam diante das adaptações de aprendizagem educacionais em que estão inseridos, existe um grande interesse em continuar a desenvolvera pesquisa posteriormente num trabalho de conclusão de curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.