Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DO SITE POISSONROUGE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22588
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 858
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO SITE POISSONROUGE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:  UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Vive-se a revolução digital e profundas transformações acontecem em fração de segundos, nos mais diversos setores da sociedade. Para a educação, são sugeridos sofisticados recursos digitais – web 2.0, web 3D,  softwares e aplicativos em realidade virtual, entre outras aplicações – que trazem uma nova forma de se expressar, comunicar,  interagir, pensar, ensinar e aprender. Na Educação Infantil o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) poderão alterar as metodologias em sala de aula e colocar as crianças diante de novas experiências de aprendizagem. Este artigo traz uma experiência da inclusão do das TDIC na Educação Infantil, notadamente do uso de softwares educativos. Desse modo, o objetivo foi verificar as contribuições do site www.poissonrouge.com no contexto das atividades da Educação Infantil. A metodologia utilizada está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa. Como instrumento utilizou-se observações participante em seis turmas da Educação Infantil no Laboratório de Informática (LI) e entrevista semiestruturada com 10 professores. A fundamentação teórica deste relato está baseada em autores como Lévy, Presky, Moita,Veen & Vrakking, Teixeira, Vigotsky entre outros.  Os dados coletados revelaram que o site trouxe importante contribuição para o contexto das atividades realizadas na Educação Infantil, porquanto possibilitou o trabalho do desenvolvimento motor, raciocínio lógico, criatividade,  linguagem  e outras áreas  que precisam ser trabalhadas com criança em idade pré-escolar. Portanto, tem-se como desafio integrar TDIC ao contexto das atividades da Educação, visando promover a ludicidade em sala de aula e  estimular novas descobertas, habilidades e competências nas crianças em idade pré-escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID858_01092016185151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIVONE LOPES"
    "autor_nome_curto" => "LUZIVONE"
    "autor_email" => "luzivone@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO - DAMAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22588
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 858
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO SITE POISSONROUGE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:  UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Vive-se a revolução digital e profundas transformações acontecem em fração de segundos, nos mais diversos setores da sociedade. Para a educação, são sugeridos sofisticados recursos digitais – web 2.0, web 3D,  softwares e aplicativos em realidade virtual, entre outras aplicações – que trazem uma nova forma de se expressar, comunicar,  interagir, pensar, ensinar e aprender. Na Educação Infantil o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) poderão alterar as metodologias em sala de aula e colocar as crianças diante de novas experiências de aprendizagem. Este artigo traz uma experiência da inclusão do das TDIC na Educação Infantil, notadamente do uso de softwares educativos. Desse modo, o objetivo foi verificar as contribuições do site www.poissonrouge.com no contexto das atividades da Educação Infantil. A metodologia utilizada está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa. Como instrumento utilizou-se observações participante em seis turmas da Educação Infantil no Laboratório de Informática (LI) e entrevista semiestruturada com 10 professores. A fundamentação teórica deste relato está baseada em autores como Lévy, Presky, Moita,Veen & Vrakking, Teixeira, Vigotsky entre outros.  Os dados coletados revelaram que o site trouxe importante contribuição para o contexto das atividades realizadas na Educação Infantil, porquanto possibilitou o trabalho do desenvolvimento motor, raciocínio lógico, criatividade,  linguagem  e outras áreas  que precisam ser trabalhadas com criança em idade pré-escolar. Portanto, tem-se como desafio integrar TDIC ao contexto das atividades da Educação, visando promover a ludicidade em sala de aula e  estimular novas descobertas, habilidades e competências nas crianças em idade pré-escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID858_01092016185151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIVONE LOPES"
    "autor_nome_curto" => "LUZIVONE"
    "autor_email" => "luzivone@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO - DAMAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Vive-se a revolução digital e profundas transformações acontecem em fração de segundos, nos mais diversos setores da sociedade. Para a educação, são sugeridos sofisticados recursos digitais – web 2.0, web 3D, softwares e aplicativos em realidade virtual, entre outras aplicações – que trazem uma nova forma de se expressar, comunicar, interagir, pensar, ensinar e aprender. Na Educação Infantil o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) poderão alterar as metodologias em sala de aula e colocar as crianças diante de novas experiências de aprendizagem. Este artigo traz uma experiência da inclusão do das TDIC na Educação Infantil, notadamente do uso de softwares educativos. Desse modo, o objetivo foi verificar as contribuições do site www.poissonrouge.com no contexto das atividades da Educação Infantil. A metodologia utilizada está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa. Como instrumento utilizou-se observações participante em seis turmas da Educação Infantil no Laboratório de Informática (LI) e entrevista semiestruturada com 10 professores. A fundamentação teórica deste relato está baseada em autores como Lévy, Presky, Moita,Veen & Vrakking, Teixeira, Vigotsky entre outros. Os dados coletados revelaram que o site trouxe importante contribuição para o contexto das atividades realizadas na Educação Infantil, porquanto possibilitou o trabalho do desenvolvimento motor, raciocínio lógico, criatividade, linguagem e outras áreas que precisam ser trabalhadas com criança em idade pré-escolar. Portanto, tem-se como desafio integrar TDIC ao contexto das atividades da Educação, visando promover a ludicidade em sala de aula e estimular novas descobertas, habilidades e competências nas crianças em idade pré-escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.