Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR NA VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: ENSINO REGULAR, INCLUSÃO, ESCOLA PARA TODOS Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com uma abordagem qualitativa. Para atingir aos objetivos estabelecidos, desenvolveu-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o processo de inclusão no ensino regular na perspectiva dos professores da rede pública de ensino no município de Patos, Estado da Paraíba. A inclusão de um aluno com deficiência no ensino regular deve ser transformada num ato de valorização deste indivíduo. Para tanto, a este, deve ser oferecido condições que proporcionem o seu desenvolvimento efetivo, integrando-o completamente à comunidade escolar. Sempre que existe um aluno com deficiência no contexto da sala de aula do ensino regular, o professor precisa saber desenvolver um processo educativo que contemple as necessidades desse aluno. Entretanto, cabe à escola proporcionar os recursos necessários para que isto torne-se possível. Uma significativa conclusão proporcionada por este trabalho diz respeito ao fato de que a escola brasileira não se encontra preparada para receber o aluno com deficiência e inseri-lo no ensino regular. E, essa falta de ‘preparação’ não somente se limita à escola: ela também diz respeito ao professor, que, muitas vezes, por comodismo, não se atualiza e/ou não quer ser envolver no processo de construção/transforma da escola inclusiva. Os dados coletados também demonstraram que a maioria daqueles professores que possuem em sua sala de aula, enfrenta algum tipo de dificuldades na condução do processo educativo. Tais professores também ressaltaram que em suas escolas também existem vários fatores que constituem verdadeiros obstáculos ao ingresso dos alunos com deficiência no ensino regular. E, que o principal desses obstáculos diz respeito à falta de acessibilidade em sua infraestrutura.

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