SANTOS, Ruth Rodrigues et al.. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22465>. Acesso em: 05/11/2024 09:45
Entendo que o campo da Sociologia é bem mais abrangente e amplo que da disciplina de Sociologia ofertada em sala de aula, e tendo em vista também a importância dos seus conteúdos para uma melhor formação tanto do aluno quanto do professor, meu objetivo enquanto professora de sociologia no ensino médio está sendo voltada para a tentativa de ampliar de uma maneira prática a forma como a Sociologia é teoricamente produzida em sala de aula e de como esse conhecimento pode ser utilizado na vida cotidiana, na prática social, nas relações estabelecidas pelos alunos dentro e fora do ambiente escolar, na tentativa de expandir e ao mesmo estreitar as formas da educação atuando na construção e formação do aluno-indivíduo. Direcionei o desenvolvimento do meu trabalho a prática da troca, donde os alunos não somente teriam acesso aos conteúdos em sala de aula, mas levariam tal aprendizado para praticá-los no cotidiano, relacionando de forma qualitativamente complementar (e não como oposição) as diversas formas e possibilidades de conhecimento, desenvolvendo suas potencialidades adquiridas dentro da sala de aula, suas vivências e experiências cotidianas, articulando as relações que mantém com os diferentes meios nos quais está inserido. Me proponho então, a compartilhar esta vivência, apresentando os desafios construtivos dessa experiência instigante, mostrando sobretudo, qual o papel social da educação e da escola na formação do aluno-indivíduo, e dentro desta perspectiva qual a importância do ensino de sociologia no ensino médio. Objetivo, finalmente, jogar sementes incentivadoras, que contribuam para lançar luz num terreno que muitos acreditam ser obscuro, mas que na verdade, estando no túnel, a educação é a luz que nos mostra a porta de saída.