Este trabalho trata de atividades de letramento que apresentam o mundo da escrita e da leitura à criança, de forma prazerosa: a “contação de histórias”, já que esta a insere em um mundo mágico e desperta interesse pela linguagem. As histórias literárias contribuem com a ampliação do repertório de saberes da criança frente à compreensão de si e do mundo que se revela por meio da construção de textos resultantes dos contos que ouve ou lê. Esse artigo é um relato de experiência de ações de incentivo à leitura envolvendo a contação de histórias de obras literárias. Constitui-se numa narrativa autobiográfica de experiências significativas intermediadas por uma professora que leciona na turma do 3º ano fundamental da Escola Estadual Dom Jaime Câmara, Mossoró/RN. O objetivo é analisar em que medida a contação de histórias contribui para a formação de futuros leitores. No decurso da experiência foi possível compreender que não é de qualquer jeito que a história contada estimula à criança a interessar-se pelos livros e pela leitura. O sucesso desse quesito é percebido no tom dado à história no momento da contação, na interação entre o contador e o ouvinte, na sensação que a história exerce sobre quem ouve e/ou conta. Com essa pesquisa foi possível constatar que a contação de história é uma estratégia fundamental na formação do leitor porque atrai e encanta os leitores em formação, e isso permite o enriquecimento do processo educacional numa perspectiva que valoriza a formação de sujeitos críticos e reflexivos.