O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido a partir das observações e experiências em sala de aula, durante o estágio supervisionado do ensino fundamental. Esse primeiro contato com o ambiente escolar, em estar convivendo com os alunos encarando as dificuldades que o docente se defronta em sua jornada de trabalho, trouxeram muitas contribuições na nossa formação docente inicial como futuros professores da educação básica. O objetivo deste trabalho foi averiguar o nível de desmotivação dos alunos a partir do uso de uma dinâmica de grupo, realizada durante o estágio supervisionado no ensino fundamental. A metodologia consiste em um relato de experiência, uma narrativa que viabiliza a pesquisar o próprio eu, a partir das dimensões experienciais desde o momento de inserção na escola aos momentos de formação e preparação de aulas e atividades, cujos dados utilizados foram extraídos do relatório de estágio, onde se fez um recorte, focando o uso de uma dinâmica de grupo para os alunos de 8º ano. Além de livros e artigos que foram utilizados para fundamentar o nosso referencial teórico. Deste modo todas as experiências e aprendizagens proporcionadas serviram para contribuir tanto na nossa formação docente inicial, para futuros professores, que devem está constantemente inovando suas aulas com recursos e metodologias que despertem o interesse dos alunos.