Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, JOGOS, METODOLOGIA LÚDICA Pôster (PO) Ensino de Ciências
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      A primeira etapa do trabalho foi realizar a explanação sobre o conteúdo na sala de aula, onde houve a explicação sobre os conteúdos do livro didático como: Substâncias simples e compostas, tipos de misturas, técnicas de separação de misturas, regras de laboratório, elementos da tabela periódica, etc. Depois de explicado os conteúdos, realizados os devidos exercícios e tiradas todas as dúvidas dos alunos, realizamos o dia do bingo como uma maneira de revisar o conteúdo de uma forma lúdica. Para realização desse trabalho utilizamos um bingo comprado em loja de importados, ficha com 30 perguntas digitadas (cada número correspondente a uma pergunta), cartelas confeccionadas pela professora (contendo as respostas das perguntas da ficha), e bolinhas de papel amassadas para marcar a cartela. Os alunos foram bem receptivos à forma de revisar o conteúdo, pois fugiu um pouco da aula tradicional. Após a realização do bingo, foi aplicado um questionário para observar se o jogo teve um efeito positivo na forma de revisar o conteúdo. Com a realização dessa atividade tornou-se evidente que o jogo, em seus vários aspectos, pôde desempenhar uma função estimuladora no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Sendo assim, pode-se afirmar que o jogo não só pode, como deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, privilegiando o espaço da sala de aula.
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      A primeira etapa do trabalho foi realizar a explanação sobre o conteúdo na sala de aula, onde houve a explicação sobre os conteúdos do livro didático como: Substâncias simples e compostas, tipos de misturas, técnicas de separação de misturas, regras de laboratório, elementos da tabela periódica, etc. Depois de explicado os conteúdos, realizados os devidos exercícios e tiradas todas as dúvidas dos alunos, realizamos o dia do bingo como uma maneira de revisar o conteúdo de uma forma lúdica. Para realização desse trabalho utilizamos um bingo comprado em loja de importados, ficha com 30 perguntas digitadas (cada número correspondente a uma pergunta), cartelas confeccionadas pela professora (contendo as respostas das perguntas da ficha), e bolinhas de papel amassadas para marcar a cartela. Os alunos foram bem receptivos à forma de revisar o conteúdo, pois fugiu um pouco da aula tradicional. Após a realização do bingo, foi aplicado um questionário para observar se o jogo teve um efeito positivo na forma de revisar o conteúdo. Com a realização dessa atividade tornou-se evidente que o jogo, em seus vários aspectos, pôde desempenhar uma função estimuladora no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Sendo assim, pode-se afirmar que o jogo não só pode, como deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, privilegiando o espaço da sala de aula.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Os jogos são ferramentas auxiliadoras muito importantes que podem ser exploradas na sala de aula, fazendo com que os alunos adquiram interesse pelos conteúdos didáticos. São muitos os estudos sobre a utilização do lúdico de forma geral, como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, porém são poucos os professores que se dispõe a utilizar essas ferramentas como processo educativo e, quando utilizam, apresentam dificuldades em relacioná-los ao conteúdo trabalhado em sala de aula. É necessário que a aprendizagem se torne mais prazerosa para que os alunos possam encontrar na escola muito além do quadro de giz, cadernos, lápis, borracha e livros, mas que disponham de lazer ligado ao processo educativo. Dessa forma, o trabalho teve como intuito mostrar que os jogos, quando adequados ao momento educativo, são ferramentas muito importantes no processo de ensino/aprendizagem. Foi desenvolvido com 132 alunos de três turmas de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A primeira etapa do trabalho foi realizar a explanação sobre o conteúdo na sala de aula, onde houve a explicação sobre os conteúdos do livro didático como: Substâncias simples e compostas, tipos de misturas, técnicas de separação de misturas, regras de laboratório, elementos da tabela periódica, etc. Depois de explicado os conteúdos, realizados os devidos exercícios e tiradas todas as dúvidas dos alunos, realizamos o dia do bingo como uma maneira de revisar o conteúdo de uma forma lúdica. Para realização desse trabalho utilizamos um bingo comprado em loja de importados, ficha com 30 perguntas digitadas (cada número correspondente a uma pergunta), cartelas confeccionadas pela professora (contendo as respostas das perguntas da ficha), e bolinhas de papel amassadas para marcar a cartela. Os alunos foram bem receptivos à forma de revisar o conteúdo, pois fugiu um pouco da aula tradicional. Após a realização do bingo, foi aplicado um questionário para observar se o jogo teve um efeito positivo na forma de revisar o conteúdo. Com a realização dessa atividade tornou-se evidente que o jogo, em seus vários aspectos, pôde desempenhar uma função estimuladora no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Sendo assim, pode-se afirmar que o jogo não só pode, como deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, privilegiando o espaço da sala de aula.

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