Os jogos são ferramentas auxiliadoras muito importantes que podem ser exploradas na sala de aula, fazendo com que os alunos adquiram interesse pelos conteúdos didáticos. São muitos os estudos sobre a utilização do lúdico de forma geral, como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, porém são poucos os professores que se dispõe a utilizar essas ferramentas como processo educativo e, quando utilizam, apresentam dificuldades em relacioná-los ao conteúdo trabalhado em sala de aula. É necessário que a aprendizagem se torne mais prazerosa para que os alunos possam encontrar na escola muito além do quadro de giz, cadernos, lápis, borracha e livros, mas que disponham de lazer ligado ao processo educativo. Dessa forma, o trabalho teve como intuito mostrar que os jogos, quando adequados ao momento educativo, são ferramentas muito importantes no processo de ensino/aprendizagem. Foi desenvolvido com 132 alunos de três turmas de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina Grande – PB.
A primeira etapa do trabalho foi realizar a explanação sobre o conteúdo na sala de aula, onde houve a explicação sobre os conteúdos do livro didático como: Substâncias simples e compostas, tipos de misturas, técnicas de separação de misturas, regras de laboratório, elementos da tabela periódica, etc. Depois de explicado os conteúdos, realizados os devidos exercícios e tiradas todas as dúvidas dos alunos, realizamos o dia do bingo como uma maneira de revisar o conteúdo de uma forma lúdica. Para realização desse trabalho utilizamos um bingo comprado em loja de importados, ficha com 30 perguntas digitadas (cada número correspondente a uma pergunta), cartelas confeccionadas pela professora (contendo as respostas das perguntas da ficha), e bolinhas de papel amassadas para marcar a cartela. Os alunos foram bem receptivos à forma de revisar o conteúdo, pois fugiu um pouco da aula tradicional. Após a realização do bingo, foi aplicado um questionário para observar se o jogo teve um efeito positivo na forma de revisar o conteúdo. Com a realização dessa atividade tornou-se evidente que o jogo, em seus vários aspectos, pôde desempenhar uma função estimuladora no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Sendo assim, pode-se afirmar que o jogo não só pode, como deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, privilegiando o espaço da sala de aula.