Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO GOOGLE DOCS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA DO ALUNO SURDO

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, cuja metodologia utilizada se baseia na pesquisa documental e experimental sobre o ensino da escrita em Língua portuguesa para alunos surdos. Levando em consideração que o ensino da Língua Portuguesa para surdos é marcado por problemas peculiares que são perceptíveis nos aspectos linguísticos e de aprendizagem, decorrente de maioria das vezes pela falta de acompanhamento escolar adequado e de práticas pedagógicas utilizadas pelo professor que não condizem com as necessidades dessa comunidade, esse trabalho tem como objetivo geral analisar a contribuição da ferramenta Google Docs no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita em língua portuguesa por alunos surdos no ensino regular. Assim, ao utilizar uma plataforma de escrita como o Google Docs, exploraremos como os professores e alunos surdos podem se apropriar desse recurso para construção de textos de forma colaborativa. Pretendemos trabalhar dentro do enfoque qualitativo adotando um experimento, como suporte para adquirir informações por intermédio do uso do computador, através da ferramenta colaborativa – Google Docs, verificando a qualidade do ensino aplicado aos alunos surdos, incluídos no ensino regular. Esse estudo nos possibilitará comprovar se o aluno surdo tem condições de desenvolver uma escrita significativa. A pesquisa será realizada em duas etapas: Na primeira etapa da pesquisa serão realizadas entrevistas livres com os professores a fim de verificar a relação que eles mantêm com a tecnologia e o ensino de escrita. Na segunda etapa da pesquisa, serão as aulas de aplicação desse projeto que se darão no laboratório de Informática, Participarão das aulas grupo de alunos ouvintes e surdos que irão produzir textos em gêneros específicos e sugeridos pelos professores na ferramenta Google Docs. Observaremos como os professores introduziram a ferramenta para os alunos produzirem seus textos nas aulas e a interação dos alunos surdos com as ferramentas na construção do seu texto. Com esse experimento ficou caracterizado através de observações iniciais que a pessoa surda pode alcançar uma escrita mais significativa e contribuir para uma convivência mais harmoniosa e uma real interação entre as pessoas ouvintes e surdas.

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