Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA QUESTÃO DE ÓTICA: O USO DA IMAGEM COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: RECURSO IMAGÉTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, LÍNGUA ESTRANGEIRA Comunicação Oral (CO) Ensino de línguas estrangeiras
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22393
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1956
    "inscrito_id" => 11602
    "titulo" => "UMA QUESTÃO DE ÓTICA: O USO DA IMAGEM COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Dentro deste novo modelo de sociedade imagética que se configura atualmente, nós enquanto educadores e professores de língua estrangeira, vivemos uma busca constante por novos recursos que nos auxiliem no que se refere à superação dos desafios que o ensino da língua espanhola imprime. Sabe-se que são várias as formas de comunicação visual que habitam o nosso meio social e que poderiam ser utilizadas na perspectiva pedagógica, através de uma aplicação didática. Partindo da representação visual, que é uma prática comum em todos os âmbitos sociais, não há motivos que impeçam o uso da imagem na esfera pedagógica, visto que apresenta um enorme potencial tanto motivacional quanto educativo, tendo em vista que a motivação dos alunos é o primeiro passo para a aprendizagem através da descoberta e do processamento de informação visual de maneira natural, dando espaço para a expressão espontânea, criativa e autônoma. Por outro lado, à versatilidade do uso da imagem assume o papel de catalisador da produção linguística, seja na oralidade ou na produção escrita e isto se da pelo fato de que a imagem permite um envolvimento de reconhecimento e identificação, que nos remete a necessidade de compartilhar experiências comunicativas imediatas através de tarefas autênticas que alcançam as habilidades de compreender, negociar, produzir e interagir na língua-alvo. O presente trabalho desenvolvido através do Programa de Apoio ao Ensino de Línguas estrangeiras no Ensino Fundamental e Médio- PAELE, na Escola de Educação Básica do Centro de Educação da UFPB na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, realizado em sala do 2° ano de ensino fundamental e com duração de 2 horas semanais, tem como objetivo propor uma nova adoção do uso da imagem, não só de forma estática como figuras e fotografias, mas a imagem literária, vídeos e cinema, que dialoguem com o conteúdo a ser exposto, a ampliação do vocabulário, a ressignificação do saber adquirido e a aprendizagem interpretativa, possibilitando assim, não só uma leitura textual, mas indo além do meio meramente instrucional para alcançar uma prática de ensino de língua espanhola baseada na interpretação de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "RECURSO IMAGÉTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID11602_15082016174506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA VALÉRIA SALVIANO SERPA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA SALVIANO"
    "autor_email" => "fssalvianofs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22393
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1956
    "inscrito_id" => 11602
    "titulo" => "UMA QUESTÃO DE ÓTICA: O USO DA IMAGEM COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Dentro deste novo modelo de sociedade imagética que se configura atualmente, nós enquanto educadores e professores de língua estrangeira, vivemos uma busca constante por novos recursos que nos auxiliem no que se refere à superação dos desafios que o ensino da língua espanhola imprime. Sabe-se que são várias as formas de comunicação visual que habitam o nosso meio social e que poderiam ser utilizadas na perspectiva pedagógica, através de uma aplicação didática. Partindo da representação visual, que é uma prática comum em todos os âmbitos sociais, não há motivos que impeçam o uso da imagem na esfera pedagógica, visto que apresenta um enorme potencial tanto motivacional quanto educativo, tendo em vista que a motivação dos alunos é o primeiro passo para a aprendizagem através da descoberta e do processamento de informação visual de maneira natural, dando espaço para a expressão espontânea, criativa e autônoma. Por outro lado, à versatilidade do uso da imagem assume o papel de catalisador da produção linguística, seja na oralidade ou na produção escrita e isto se da pelo fato de que a imagem permite um envolvimento de reconhecimento e identificação, que nos remete a necessidade de compartilhar experiências comunicativas imediatas através de tarefas autênticas que alcançam as habilidades de compreender, negociar, produzir e interagir na língua-alvo. O presente trabalho desenvolvido através do Programa de Apoio ao Ensino de Línguas estrangeiras no Ensino Fundamental e Médio- PAELE, na Escola de Educação Básica do Centro de Educação da UFPB na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, realizado em sala do 2° ano de ensino fundamental e com duração de 2 horas semanais, tem como objetivo propor uma nova adoção do uso da imagem, não só de forma estática como figuras e fotografias, mas a imagem literária, vídeos e cinema, que dialoguem com o conteúdo a ser exposto, a ampliação do vocabulário, a ressignificação do saber adquirido e a aprendizagem interpretativa, possibilitando assim, não só uma leitura textual, mas indo além do meio meramente instrucional para alcançar uma prática de ensino de língua espanhola baseada na interpretação de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "RECURSO IMAGÉTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID11602_15082016174506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA VALÉRIA SALVIANO SERPA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA SALVIANO"
    "autor_email" => "fssalvianofs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Dentro deste novo modelo de sociedade imagética que se configura atualmente, nós enquanto educadores e professores de língua estrangeira, vivemos uma busca constante por novos recursos que nos auxiliem no que se refere à superação dos desafios que o ensino da língua espanhola imprime. Sabe-se que são várias as formas de comunicação visual que habitam o nosso meio social e que poderiam ser utilizadas na perspectiva pedagógica, através de uma aplicação didática. Partindo da representação visual, que é uma prática comum em todos os âmbitos sociais, não há motivos que impeçam o uso da imagem na esfera pedagógica, visto que apresenta um enorme potencial tanto motivacional quanto educativo, tendo em vista que a motivação dos alunos é o primeiro passo para a aprendizagem através da descoberta e do processamento de informação visual de maneira natural, dando espaço para a expressão espontânea, criativa e autônoma. Por outro lado, à versatilidade do uso da imagem assume o papel de catalisador da produção linguística, seja na oralidade ou na produção escrita e isto se da pelo fato de que a imagem permite um envolvimento de reconhecimento e identificação, que nos remete a necessidade de compartilhar experiências comunicativas imediatas através de tarefas autênticas que alcançam as habilidades de compreender, negociar, produzir e interagir na língua-alvo. O presente trabalho desenvolvido através do Programa de Apoio ao Ensino de Línguas estrangeiras no Ensino Fundamental e Médio- PAELE, na Escola de Educação Básica do Centro de Educação da UFPB na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, realizado em sala do 2° ano de ensino fundamental e com duração de 2 horas semanais, tem como objetivo propor uma nova adoção do uso da imagem, não só de forma estática como figuras e fotografias, mas a imagem literária, vídeos e cinema, que dialoguem com o conteúdo a ser exposto, a ampliação do vocabulário, a ressignificação do saber adquirido e a aprendizagem interpretativa, possibilitando assim, não só uma leitura textual, mas indo além do meio meramente instrucional para alcançar uma prática de ensino de língua espanhola baseada na interpretação de mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.