Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências realizadas a partir do contato com a literatura infantil afro-brasileira e africana em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Nazaré da Mata-PE. Baseamo-nos, teoricamente, em estudos relacionados a Educação para as relações étnico-raciais e a literatura infantil africana e afro-brasileira. A nossa prática está alicerçada na pesquisa-ação-formação. Para tanto, realizamos oficinas de leitura com obras que compõem o acervo do Plano Nacional Biblioteca na Escola – PNBE, cujos protagonistas são negros: O cabelo de Lelê e Obax. Utilizamos como instrumentos o diário de campo e a observação participante para mapear as atitudes positivas ou negativas dos alunos ao se depararem com tais livros, assim como, as dos professores envolvidos com o nosso projeto. A análise demonstrou que as crianças envolvidas com esse tipo de livro tendem a se identificar com as personagens de forma positiva, o que foi percebido a partir das falas nos momentos de discussão sobre os livros como também das representações visuais elaboradas pelas crianças. Concluímos que o contato com livros de literatura infantil afro-brasileira e africana favoreceu a valorização de uma consciência cultural e da identidade negra, por nós consideradas como importantes elementos para a formação de cidadãos capazes de conviver respeitosamente na sociedade atual.