UMA AÇÃO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE NAZARÉ DA MATA- PE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22362 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2182 "inscrito_id" => 9992 "titulo" => "UMA AÇÃO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE NAZARÉ DA MATA- PE" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências realizadas a partir do contato com a literatura infantil afro-brasileira e africana em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Nazaré da Mata-PE. Baseamo-nos, teoricamente, em estudos relacionados a Educação para as relações étnico-raciais e a literatura infantil africana e afro-brasileira. A nossa prática está alicerçada na pesquisa-ação-formação. Para tanto, realizamos oficinas de leitura com obras que compõem o acervo do Plano Nacional Biblioteca na Escola – PNBE, cujos protagonistas são negros: O cabelo de Lelê e Obax. Utilizamos como instrumentos o diário de campo e a observação participante para mapear as atitudes positivas ou negativas dos alunos ao se depararem com tais livros, assim como, as dos professores envolvidos com o nosso projeto. A análise demonstrou que as crianças envolvidas com esse tipo de livro tendem a se identificar com as personagens de forma positiva, o que foi percebido a partir das falas nos momentos de discussão sobre os livros como também das representações visuais elaboradas pelas crianças. Concluímos que o contato com livros de literatura infantil afro-brasileira e africana favoreceu a valorização de uma consciência cultural e da identidade negra, por nós consideradas como importantes elementos para a formação de cidadãos capazes de conviver respeitosamente na sociedade atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS, LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, NAZARÉ DA MATA-PE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID9992_15082016223857.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADLENE SILVA ARANTES" "autor_nome_curto" => "ADLENE ARANTES" "autor_email" => "adlene.arantes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERDIDADE DE PERNAMBUCO- UPE, CAMPUS MATA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22362 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2182 "inscrito_id" => 9992 "titulo" => "UMA AÇÃO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE NAZARÉ DA MATA- PE" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar as experiências realizadas a partir do contato com a literatura infantil afro-brasileira e africana em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Nazaré da Mata-PE. Baseamo-nos, teoricamente, em estudos relacionados a Educação para as relações étnico-raciais e a literatura infantil africana e afro-brasileira. A nossa prática está alicerçada na pesquisa-ação-formação. Para tanto, realizamos oficinas de leitura com obras que compõem o acervo do Plano Nacional Biblioteca na Escola – PNBE, cujos protagonistas são negros: O cabelo de Lelê e Obax. Utilizamos como instrumentos o diário de campo e a observação participante para mapear as atitudes positivas ou negativas dos alunos ao se depararem com tais livros, assim como, as dos professores envolvidos com o nosso projeto. A análise demonstrou que as crianças envolvidas com esse tipo de livro tendem a se identificar com as personagens de forma positiva, o que foi percebido a partir das falas nos momentos de discussão sobre os livros como também das representações visuais elaboradas pelas crianças. Concluímos que o contato com livros de literatura infantil afro-brasileira e africana favoreceu a valorização de uma consciência cultural e da identidade negra, por nós consideradas como importantes elementos para a formação de cidadãos capazes de conviver respeitosamente na sociedade atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS, LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, NAZARÉ DA MATA-PE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID9992_15082016223857.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADLENE SILVA ARANTES" "autor_nome_curto" => "ADLENE ARANTES" "autor_email" => "adlene.arantes@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERDIDADE DE PERNAMBUCO- UPE, CAMPUS MATA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }