Este trabalho surge da problemática posta pela disciplina obrigatória “A Matemática da Educação Básica” da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco. Nela buscamos compreender a partir dos documentos oficiais brasileiros e pernambucanos o que é a matemática da Educação Básica, quais as justificativas do seu ensino na Educação Básica e como ela deve ser ensinada. Diante da importância de tais discussões apresentaremos os resultados de nossa pesquisa de cunho qualitativo para o bloco (ou eixo) “Tratamento da Informação”. Este bloco vem sendo discutido há vários anos e em muitos lugares do mundo, devido a sua necessidade nos moldes sociais e educacionais. Ele é normalmente constituído de conteúdos e objetivos de aprendizagem que precisam ser vivenciados ao longo do Ensino Básico, visando uma formação adequada às exigências da sociedade atual. Concluímos com este trabalho que o ensino do referido eixo tem a finalidade de levar os estudantes a interpretar sua realidade e possivelmente transformá-la; e também levá-los a exercer sua cidadania. Os documentos curriculares ressalvam que a análise das informações cotidianas é essencial para a formação qualitativa dos aprendizes e interação destes com o meio social, cultural e econômico. É dada uma maior ênfase em atividades em que os alunos possam coletar, organizar e comunicar diversos tipos de dados por meio de tabelas e gráficos. Para isso, o professor precisa levar em consideração a experiência que o aluno já possui e aprimorá-la através das etapas da pesquisa. Nesse processo, o aluno terá condições de desenvolver seu senso crítico e, assim, exercer sua cidadania no mundo informatizado ao qual vive.