O presente trabalho mostra como duas revistas criacionistas de circulação nacional trataram do tema “a evolução biológica” nos anos de 2008 e 2009. Esses anos os quais, respectivamente, precederam e o que comemorou-se os 150 anos de publicação da obra de Charles Darwin, A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural, em 1859. Dos vinte um(21) textos analisados, apenas sete(7) foram escolhidos para uma discussão e elucidação do termo evolução biológica a nível científico e didático educacional. Nos artigos, foram identificados argumentos contra a Teoria da Evolução, alguns deles são: i. teoria da evolução leva a uma catástrofe moral; ii. Teoria da evolução é apenas uma teoria; ii. Não há provas fósseis, entre outros. Também identificamos pontos de concordância apresentados nas reportagens entre o pensamento religioso e o científico. Por fim, destacamos como as reportagens pensam o Ensino
religioso e o Ensino de Ciências. Busca-se com esse trabalho identificar pontos de discussões que possam ser feitas em sala de aula, de forma a aumentar o diálogo entre professores e aluno, e entre os saberes religiosos e científicos.
A ciência não descarta o papel social importante da religião para os seres humanos, pois a mesma é quem envereda os caminhos da moral humana. É falsa a ideia de que a ciência prioriza o preconceito, a intolerância e a amoralidade social o que não é bem verdade, pois a ciência foi feita e é para o homem.
O ensino de Ciências da Natureza do qual se especula sobre a evolução biológica tem muito a contribuir desde o entendimento da nossa possível razão de estarmos aqui, até a nossa importância planetária que perpassa desde a esfera de convivência, de respeito e sociabilidade mútua aos limites abrangentes da biodiversidade e dos demais sistemas vivos da Terra.