Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo período noturno, tanto no que se refere à aprendizagem, quanto à permanência do aluno na escola, o presente trabalho se propôs a implementar uma metodologia diferenciada com o público deste período, objetivando a redução da evasão escolar e o aumento do rendimento destes alunos. Para tanto, foram utilizadas a construção e execução de jogos didáticos, que abordaram conteúdos curriculares do ano letivo em questão. Os jogos foram construídos pelos próprios alunos, com material de fácil aquisição, tais como papelão, cartolina, garrafas pet, entre outros. Ao longo de todas as etapas de desenvolvimento do projeto, foram observados aspectos como interesse e participação ativa dos alunos. A motivação despertada provavelmente contribuiu para uma redução da evasão, no período da aplicação do projeto. Apenas dois alunos foram classificados como desistentes, diferentemente do ano anterior, quando, no mesmo bimestre, oito desistências foram contabilizadas. Assim, em uma análise geral, podemos sugerir que os jogos atuaram despertando o interesse e a motivação dos alunos, que passaram a apresentar uma maior frequência, além de melhores resultados na aprendizagem.