O presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso de insetários como recurso didático para o ensino de ciências na Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida em Areia – PB. Mantendo o Ensino Fundamental do 7° ano (três turmas) em contato com biodiversidade dos artrópodes. Os alunos montaram os seus próprios insetários conseguindo diferenciar a classe insecta das demais do filo arthropoda. Realizado no Ensino Fundamental com a disciplina de ciências. Efetuando em cada turma uma aula teórica de coleção e em seguida uma prática com a montagem do insetário. Nas aulas teóricas, foram mostrados passo a passo os procedimentos para facilitar a compreensão do conteúdo, pois possuíam imagens dos aparelhos de coleta de insetos com as formas de alfinetagem as formas de armazenamentos temporário e/ou permanente e formas de secagem do animal. No que se refere à coleta do material, esta era realizada em meio externo, e a alfinetagem e armazenamento dos insetos nas salas de aula. Observou-se que com a aplicação dos insetários aumenta a atenção dos alunos pelo conteúdo e gera com a ação da aula prática a participação efetiva de parte dos alunos visto que era uma novidade fazer um acervo de material biológico que servisse para fonte de pesquisa e como material didático.