O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que trata das representações sociais a respeito da musicalização de adultos. Nosso objetivo amplo é analisar de que forma o universo simbólico subjacente aos processos de educação musical para adultos atua de forma prática na percepção e na prática de profissionais da educação e de alunos. Nesse artigo o objetivo foi fazer um estudo preliminar do contexto em que a pesquisa de mestrado se insere identificando nos discursos de graduandos de música algumas representações a respeito do que seria esse aluno adulto e quais as diferenças entre o adulto e o jovem para esses professores em formação. Nosso referencial teórico é a teoria das representações sociais de Moscovici (2009) complementado pela teoria social de Bourdieu (2008, 2010). Nossa metodologia consistiu na observação e análise de uma atividade em sala de aula que abordou o tema: diferença entre educação musical para jovens e para adultos. Essa observação foi complementada por entrevistas coletivas a respeito do tema e pela transcrição de relatos posteriores a atividade observada. Como resultados identificamos pontos centrais do discurso dos alunos que exemplificam a presença de representações sociais a respeito do tema como, por exemplo, a educação para adultos percebida exclusivamente como um problema associado a representações sociais de origem científica que justifiquem essas dificuldades.