A análise sobre o contexto formativo no segundo ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal Adília Tertulina de Freitas foi fundamental para compreendermos sua organização e ampliarmos nossa visão sobre as dificuldades que impera seu processo educativo, dentro de um quadro das políticas educacionais que se processaram a partir da Constituição Federal de 1988. O artigo em questão, tem por objetivo compreender a educação praticada nessa unidade escolar para uma melhor reflexão sobre o ensino e a formação de seus alunos. Busca-se com essa proposta, debatermos sobre seu fazer pedagógico, para entendermos as carências e dificuldades que se fazem presentes nesse ambiente escolar e propormos alternativas que venham contribuir para uma melhor promoção da prática de ensino. Para tanto nos apoiamos em leituras bibliográficas e pesquisas de campo na própria instituição, as quais nos possibilitaram ampliar nossos horizontes sobre seu contexto formativo. Assim, constatamos que existem muitas falhas sobre todas as estruturas da educação básica, e na escola em questão concebemos a falta de ambientes adequados para disciplinas específicas, compreendemos que há um déficit nos cursos de formações e apreendemos deficiências relacionadas ao trabalho docente na escola pela atuação de professores em áreas que não são as suas de formação, mas chegamos à conclusão que o maior problema diz respeito ao pouco compromisso dos alunos com a ação educativa.