Situado na Linguística Aplicada, esta comunicação oral tem como objetivo geral examinar como o licenciando cotista e bolsista no subprojeto PIBID/Inglês tece considerações acerca das suas vivências de leitura e de escrita, e como essas vivências os influenciam no processo de formação profissional; Tal contexto é foco de um trabalho de investigação em andamento, desenvolvida no nível de mestrado no Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e que leva em conta, principalmente, os estudos do letramento e o Interacionismo Sociodiscursivo. A partir de um piloto com um questionário inicial respondido por dois licenciandos cotistas do curso de Licenciatura em Leras/Inglês e que atuam no subprojeto PIBID/Inglês, buscou-se as representações construídas pelos colaboradores sobre suas vivências com a leitura e a escrita no contexto pibidiano e, consequentemente, quais as implicações dessa vivência na formação acadêmico-profissional. O Programa de Iniciação à Docência (PIBID é uma iniciativa que visa aperfeiçoar e valorizar a formação inicial para professores que pretendem atuar na educação básica, através da parceria entre Instituições de Ensino Superior (IES), ou seja, as universidades e as escolas de educação básica da rede pública. Portanto, o presente trabalho investigou de que modo as práticas de letramentos – que refletem os saberes pessoais, profissionais, sociais etc. – dos licenciandos cotistas e bolsistas do PIBID contribuem para a constituição identitária profissional dos colaboradores a partir das concepções tecidas pelos mesmos. Constatou-se, portanto, que as práticas de letramento exercem grande contribuição na formação profissional de licenciandos, visto que desenvolve entre outras capacidades a reflexividade, a autonomia, a criticidades em relação a sua prática docente e, bem como, em relação a prática docente do outro.