Resumo: O presente artigo tem como foco o processo de construção do conhecimento do discente, o qual está intimamente ligado com o papel que o professor desempenha no período escolar. Nesta perspectiva, o docente deve ser o mediador do conhecimento. Ele possui a responsabilidade de auxiliar seus alunos a desenvolver senso crítico e progredir intelectualmente. Para que de fato ocorra a construção do conhecimento e não apenas acúmulo, repetição e reprodução, é necessário que desde a educação básica o educador encaminhe seus alunos em atividades interdisciplinares. Estas atividades transcendem o ensino de conceitos e teorias, porque irão demonstrar a aplicabilidade dos conteúdos no cotidiano. Um “instrumento” interdisciplinar de fundamental importância é a pesquisa, pois atua de forma enfática no aprendizado do indivíduo. Quando docentes e discentes seguem o modelo de aplicação dos assuntos vistos em sala de aula, isto permite que o estudante ingresse no ensino superior mais familiarizado com alguns aspectos da pesquisa e prossiga construindo seu saber. Desta forma, os egressos da faculdade serão profissionais competentes e interessados em sua área de atuação, contribuindo para o bem comum da sociedade e para a melhoria do país.