Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

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      O subprojeto em seus objetivos iniciais se pretendeu articular oficinas, estudos do meio e dinâmicas que privilegiassem a participação dos estudantes em um processo de intervenção na escola e também fora dela, visando uma conscientização política e social sobre educação patrimonial. Outrossim, foram desenvolvidas observações de espaços da Escola, demonstrando como os estudantes são os principais agentes históricos, para fiscalizar, cobrar e se beneficiarem com todas as intervenções que são feitas neste espaço. Por fim, se estimulou o senso crítico dos estudantes para os patrimônios históricos da cidade, realçando a oportunidade de tecerem as suas próprias concepções sobre estes bens culturais, para perceberem a importância de preservá-los.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho busca apresentar a experiência de um subprojeto vivenciado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o subprojeto Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial que teve início no final do ano de 2014, prosseguindo durante todo o ano de 2015 no colégio Olivina Olívia Carneiro da Cunha, em João Pessoa, e teve como proposta realizar uma intervenção escolar que tivesse como ponto-chave a realização de ações pedagógicas de educação patrimonial, promovendo uma compreensão dos conceitos de patrimônio histórico, patrimônio cultural, história, memória, bem público, de modo que se pudessem discutir questões como a identidade cultural, o exercício da cidadania e analisar as percepções que os estudantes possuem sobre estes temas. O subprojeto em seus objetivos iniciais se pretendeu articular oficinas, estudos do meio e dinâmicas que privilegiassem a participação dos estudantes em um processo de intervenção na escola e também fora dela, visando uma conscientização política e social sobre educação patrimonial. Outrossim, foram desenvolvidas observações de espaços da Escola, demonstrando como os estudantes são os principais agentes históricos, para fiscalizar, cobrar e se beneficiarem com todas as intervenções que são feitas neste espaço. Por fim, se estimulou o senso crítico dos estudantes para os patrimônios históricos da cidade, realçando a oportunidade de tecerem as suas próprias concepções sobre estes bens culturais, para perceberem a importância de preservá-los.

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