Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDER E ENCANTAR COM O CORDEL

Palavra-chaves: CORDEL, CULTURA, APREDIZAGEM Pôster (PO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20261
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 814
    "inscrito_id" => 6049
    "titulo" => "APRENDER E ENCANTAR COM O CORDEL"
    "resumo" => "A reflexão que vamos compartilhar encontra-se articulada a um estudo realizado pelos bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. A investigação teve o objetivo de evidenciar a importância da literatura de cordel na formação dos alunos do 5º ano através da pesquisa-ação.  A escola municipal que aderiu o processo de investigação fica localizada na cidade de Natal/RN, em um bairro movimentado pelo comercio e moradores da classe média baixa e alta. Alguns alunos matriculados na escola vem de transporte escolar dos bairros mais distantes e com moradores de baixa renda. A vinculação desses alunos com a escola é limitada e nas duas turmas que nos foi concedida a aplicação da pesquisa há alunos com resistência às atividades escolares, histórico de reprovações e de precário rendimento escolar. A pesquisa foi iniciada com entrevista envolvendo a coordenadora e professora, tendo como finalidade conhecer o nível de alfabetização e letramento dos alunos.  A necessidade de desenvolver um estudo que permitisse trabalhar as fragilidades das turmas e contemplar o gênero cordel, para assegurar a valorização da cultura popular, impulsionou a estruturação do planejamento da pesquisa-ação e de sua concretização durante o período de um semestre. Após a primeira etapa (sondagem) do estudo selecionamos o material de alguns cordelistas locais. No início alguns alunos resistiram, mas no decorrer do processo eles cederam a proposta e a realização das intervenções planejadas. Ademais, a pesquisa oportunizou  a aprendizagem e o encantamento por este gênero literário. Ao final, na avaliação do estudo, os alunos relataram os pontos positivos e observamos que os objetivos de valorizar a cultura popular e superar as fragilidades na habilidade da escrita e leitura haviam sido alcançados de forma favorável; assegurando os propósitos da investigação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CORDEL, CULTURA, APREDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID6049_10082016195450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGAR HAKIM SOUSA RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "EDGAR HAKIM"
    "autor_email" => "edgarhakim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20261
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 814
    "inscrito_id" => 6049
    "titulo" => "APRENDER E ENCANTAR COM O CORDEL"
    "resumo" => "A reflexão que vamos compartilhar encontra-se articulada a um estudo realizado pelos bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. A investigação teve o objetivo de evidenciar a importância da literatura de cordel na formação dos alunos do 5º ano através da pesquisa-ação.  A escola municipal que aderiu o processo de investigação fica localizada na cidade de Natal/RN, em um bairro movimentado pelo comercio e moradores da classe média baixa e alta. Alguns alunos matriculados na escola vem de transporte escolar dos bairros mais distantes e com moradores de baixa renda. A vinculação desses alunos com a escola é limitada e nas duas turmas que nos foi concedida a aplicação da pesquisa há alunos com resistência às atividades escolares, histórico de reprovações e de precário rendimento escolar. A pesquisa foi iniciada com entrevista envolvendo a coordenadora e professora, tendo como finalidade conhecer o nível de alfabetização e letramento dos alunos.  A necessidade de desenvolver um estudo que permitisse trabalhar as fragilidades das turmas e contemplar o gênero cordel, para assegurar a valorização da cultura popular, impulsionou a estruturação do planejamento da pesquisa-ação e de sua concretização durante o período de um semestre. Após a primeira etapa (sondagem) do estudo selecionamos o material de alguns cordelistas locais. No início alguns alunos resistiram, mas no decorrer do processo eles cederam a proposta e a realização das intervenções planejadas. Ademais, a pesquisa oportunizou  a aprendizagem e o encantamento por este gênero literário. Ao final, na avaliação do estudo, os alunos relataram os pontos positivos e observamos que os objetivos de valorizar a cultura popular e superar as fragilidades na habilidade da escrita e leitura haviam sido alcançados de forma favorável; assegurando os propósitos da investigação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CORDEL, CULTURA, APREDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID6049_10082016195450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGAR HAKIM SOUSA RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "EDGAR HAKIM"
    "autor_email" => "edgarhakim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A reflexão que vamos compartilhar encontra-se articulada a um estudo realizado pelos bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. A investigação teve o objetivo de evidenciar a importância da literatura de cordel na formação dos alunos do 5º ano através da pesquisa-ação. A escola municipal que aderiu o processo de investigação fica localizada na cidade de Natal/RN, em um bairro movimentado pelo comercio e moradores da classe média baixa e alta. Alguns alunos matriculados na escola vem de transporte escolar dos bairros mais distantes e com moradores de baixa renda. A vinculação desses alunos com a escola é limitada e nas duas turmas que nos foi concedida a aplicação da pesquisa há alunos com resistência às atividades escolares, histórico de reprovações e de precário rendimento escolar. A pesquisa foi iniciada com entrevista envolvendo a coordenadora e professora, tendo como finalidade conhecer o nível de alfabetização e letramento dos alunos. A necessidade de desenvolver um estudo que permitisse trabalhar as fragilidades das turmas e contemplar o gênero cordel, para assegurar a valorização da cultura popular, impulsionou a estruturação do planejamento da pesquisa-ação e de sua concretização durante o período de um semestre. Após a primeira etapa (sondagem) do estudo selecionamos o material de alguns cordelistas locais. No início alguns alunos resistiram, mas no decorrer do processo eles cederam a proposta e a realização das intervenções planejadas. Ademais, a pesquisa oportunizou a aprendizagem e o encantamento por este gênero literário. Ao final, na avaliação do estudo, os alunos relataram os pontos positivos e observamos que os objetivos de valorizar a cultura popular e superar as fragilidades na habilidade da escrita e leitura haviam sido alcançados de forma favorável; assegurando os propósitos da investigação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.