TAVARES, Josiara Gurgel. Os jovens e a literatura: o que essa trama revela?. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21838>. Acesso em: 22/12/2024 23:15
Esse artigo pretende apresentar uma discussão teórica sobre a relação que os jovens estabelecem com a literatura fora do ambiente escolar. Acreditamos que a categoria “juventude” precisa ser mais bem compreendida socialmente – até mesmo pelos profissionais de ensino das instituições escolares que precisam se aproximar do mundo juvenil para (re)pensar práticas tantas vezes desvinculadas das demandas e interesses dos jovens alunos – e que é no domínio do lazer que novos saberes e práticas culturais são produzidas por meio da música, da dança, da pintura e de outras expressões como a literatura. Pelo caráter subjetivo/social que conduz as escolhas literárias, consideramos que esse estudo poderá contribuir para uma maior aproximação do imaginário juvenil. Nessa discussão, destacamos a necessidade da interdisciplinaridade entre saberes do campo das humanidades para pensar esse objeto. Reunimos, inicialmente, recortes de estudiosos que poderão contribuir com os mecanismos da pesquisa interdisciplinar. A perspectiva plural da abordagem da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli, surge no sentido de proporcionar análises sobre a contemporaneidade e a “juventude”, marcada, segundo o autor, pela importância às relações grupais, consumistas, estéticas e táteis. Acreditamos, também, que o pensamento desse autor pode contribuir para pensarmos na literatura como componente de produção, representação de saberes e práticas culturais. É interesse das ciências humanas captar as relações fabricadas no registro do social que afetam o pensamento e as percepções de mundo, e nesse diálogo entre literatura e sociologia e áreas afins, buscamos aproximações com o vasto mundo das práticas leitoras juvenis, seus elementos mobilizadores e suas ressignificações na contemporaneidade.