MOURA, Maria Laís França et al.. Os efeitos da particpação ativa da família na educação. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21829>. Acesso em: 23/12/2024 04:55
O referido trabalho tem como objetivo investigar como se da à participação ativa da família na educação dos filhos junto à escola. Quais suas contribuições para a formação do educando e lacuna que fixa na vida educacional da criança quando não há essa participação, ameaçando assim uma educação de boa qualidade. A base teórica que fundamentou este trabalho foi a de Scheven (1991) e seus colaboradores que estudam, especificamente, o desenvolvimento humano com base em suas relações histórico-sociais. O tema central que será abordado neste estudo vem expor algumas características que abrangem as temáticas de família e educação. A metodologia que está sendo utilizada é a pesquisa bibliográfica, na qual constatou-se que a relação escola X família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança. A integração entre família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem da criança. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria no ensino-aprendizagem. A pesquisa ainda investiga a possível existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, a relação da família com a escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família.