Nas últimas décadas a educação vem passando por diversas mudanças, em que se destacam as decorrentes da introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas, objetivando principalmente a melhoria nos processos de ensino-aprendizagem. Nesse processo, a inserção da informática nas escolas públicas brasileiras intensificou-se a partir década de 1980, com o objetivo de disseminar sua utilização nos níveis de ensino fundamental e médio. Com base nesses preceitos, o presente artigo tem por objetivo evidenciar as dificuldades encontradas na disciplina Informática no Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), escola de nível médio localizada no povoado Santo Antônio dos Pretos, zona rural do município de Codó-MA. A metodologia adotada baseou-se no método pesquisa-ação e envolveu a aplicação de entrevistas junto ao corpo discente do 3º ano da referida escola. Foi possível constatar que existe certo desconforto por parte dos(as) estudantes e um desejo, da maioria, no que se refere à utilização das TICs na escola. De fato, tais estudantes não estão usufruindo adequadamente dos recursos das TICs existentes na instituição de ensino, seja por problemas estruturais, seja por falta de projetos estruturados que permitam sua plena utilização. Os resultados também demonstram que o poder público, tanto estadual, quanto municipal, têm, de certa forma, negligenciado o uso das TICs na escola. Diante dessas constatações, fica clara a necessidade de investimento público efetivo em processos contínuos de melhoria da informática educacional, bem como da capacitação docente e da estruturação e manutenção dos laboratórios de informática, medidas propícias a processos educacionais com maior qualidade.