OS DESAFIOS DA PESQUISA-AÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ACERCA DO BRINCAR E O LETRAMENTO.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21825 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1577 "inscrito_id" => 9394 "titulo" => "OS DESAFIOS DA PESQUISA-AÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ACERCA DO BRINCAR E O LETRAMENTO." "resumo" => "Este texto compõe uma pesquisa de iniciação científica, feita em uma escola pública de educação infantil, com uma turma de segundo período e a professora da turma. Tem como objetivo refletir e discutir acerca da prática da professora no que tange ao seu empenho com os alunos no decorrer do processo e com esta pesquisa, relatar as dificuldades encontradas no âmbito da pesquisa-ação. Também investiga se o brincar, é visto pela professora como mediador da aprendizagem, e a infância como categoria social. As questões que nortearam a pesquisa são: De que forma acontece a prática da professora nos momentos em que é necessário introduzir as práticas de letramento? O brincar é valorizado? A criança é vista como agente de seu conhecimento pela professora? Ela está disposta a colaborar com uma pesquisa-ação? Metodologicamente, o estudo se apoia no paradigma qualitativo, no uso da pesquisa ação, que busca analisar o contexto investigado, compreender os desafios e as dificuldades, propor estudos com os sujeitos envolvidos e, posteriormente, favorecer a mudança do contexto com uma prática de melhor qualidade. Os resultados parciais demonstram que quase não há brincar nesta sala de aula, geralmente as atividades dirigidas são de forma sistemática e privilegiam o processo de alfabetização e letramento. Identificou-se que as atividades que mais envolvem as crianças são as contações de histórias, jogos e brincadeiras que lançam propostas às crianças, atividades essas que foram propostas, em um número menor de vezes. Mostram também que esta professora não está disposta a colaborar com uma pesquisa-ação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "BRINCAR, LETRAMENTO, PESQUISA-AÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9394_15082016100449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA PANTOJA DO NASCIMENTO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA" "autor_email" => "prilpe@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21825 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1577 "inscrito_id" => 9394 "titulo" => "OS DESAFIOS DA PESQUISA-AÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ACERCA DO BRINCAR E O LETRAMENTO." "resumo" => "Este texto compõe uma pesquisa de iniciação científica, feita em uma escola pública de educação infantil, com uma turma de segundo período e a professora da turma. Tem como objetivo refletir e discutir acerca da prática da professora no que tange ao seu empenho com os alunos no decorrer do processo e com esta pesquisa, relatar as dificuldades encontradas no âmbito da pesquisa-ação. Também investiga se o brincar, é visto pela professora como mediador da aprendizagem, e a infância como categoria social. As questões que nortearam a pesquisa são: De que forma acontece a prática da professora nos momentos em que é necessário introduzir as práticas de letramento? O brincar é valorizado? A criança é vista como agente de seu conhecimento pela professora? Ela está disposta a colaborar com uma pesquisa-ação? Metodologicamente, o estudo se apoia no paradigma qualitativo, no uso da pesquisa ação, que busca analisar o contexto investigado, compreender os desafios e as dificuldades, propor estudos com os sujeitos envolvidos e, posteriormente, favorecer a mudança do contexto com uma prática de melhor qualidade. Os resultados parciais demonstram que quase não há brincar nesta sala de aula, geralmente as atividades dirigidas são de forma sistemática e privilegiam o processo de alfabetização e letramento. Identificou-se que as atividades que mais envolvem as crianças são as contações de histórias, jogos e brincadeiras que lançam propostas às crianças, atividades essas que foram propostas, em um número menor de vezes. Mostram também que esta professora não está disposta a colaborar com uma pesquisa-ação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "BRINCAR, LETRAMENTO, PESQUISA-AÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9394_15082016100449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA PANTOJA DO NASCIMENTO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA" "autor_email" => "prilpe@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }