Resumo: Este artigo tem como tema principal fazer uma abordagem a respeito das mudanças que ocorrem no processo de ensino aprendizagem dentro do contexto da educação atual. O foco principal abordado por esta investigação é procurar desvendar o que tem acontecido de novo, ou mais especificamente o que tem acontecido de diferente no que tange o modo de aprendizagem deste aluno nos dias atuais. Mais especificamente este trabalho tem como preocupação central algumas perguntas tais como: de que modo as tecnologias da informação participam da construção do conhecimento? Como a globalização tem interferido nesta maneira de compreensão e de ensino aprendizagem da criança? E, sobretudo, de que modo nós como professores temos lidado com este novo modelo e porque não dizer novo jeito de produzir conhecimento. Sendo assim, esta abordagem leva em consideração uma série de fatores novos e indispensáveis, tais como o papel do professor dentro deste contexto, a forma como este professor lida com esta diversidade sempre inconclusa de novos fatores bem como a adequação por parte das instituições de ensino com relação inovação proposta por esta rede tecnológica. O texto trabalha no sentido de uma mudança de estrutura de pensamento, torna-se menos complicado perceber e ao mesmo tempo compreender o porquê uma geração nascida dentro desse mundo chamado “tecnológico ou digital” tem uma percepção de mundo como complexidade com muito mais facilidade que outras que são anteriores a ela . Isso ocorre justamente por esta mudança da estrutura de pensamento que tem sido apontada até o momento, ou seja, a estrutura lógica de causa e efeito. Isso apenas vem corroborar a tese da existência de um novo de estruturação do processo de conhecimento.