Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DE FÍSICA, PRÁTICA EXPERIMENTAL Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21800
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3652
    "inscrito_id" => 4151
    "titulo" => "OFICINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho descreve as atividades desenvolvidas em uma oficina Robótica aplicada ao ensino médio em uma escola da rede pública estadual buscando integrar o avanço tecnológico com as teorias físicas e matemáticas apresentadas na sala de aula, de forma a construir o conhecimento cientifico de maneira atraente, contextualizada e funcional. A partir desta iniciativa, a escola percebeu a necessidade de adaptar um lugar especifico para realização de aulas práticas, devido aos vários materiais adquiridos e os benefícios gerados no processo de ensino e aprendizagem. Na oficina foram construídos experimentos e protótipos explorando os aspectos das estruturas de pontes associado a uma das áreas da engenharia civil, às energias renováveis, sistemas de automação e robótica. As aulas na oficina foram realizadas em três momentos, iniciamos com um breve comentário teórico sobre o tema a ser abordado. Apresentamos um modelo da estrutura física a ser construída bem como o material didático necessário à montagem do experimento, em seguida solicitamos que cada equipe construísse um protótipo abordando os aspectos da Física aplicados à Engenharia.  Percebe-se que o uso das atividades experimentais, como estratégia no ensino de física, corresponde a uma das maneiras de se minimizar os problemas existentes no processo ensino-aprendizagem. Após a aplicação do método proposto, os alunos apresentaram um maior interesse e motivação para ingressarem nos cursos de ciências exatas, despertando a criatividade e um melhor entendimento das teorias e aplicações relacionados as ciências exatas tornando uma aprendizagem muito mais significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DE FÍSICA, PRÁTICA EXPERIMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4151_19082016231407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JACINTO CRUZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ SOUZA"
    "autor_email" => "jose.souza@unipe.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA -  UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21800
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3652
    "inscrito_id" => 4151
    "titulo" => "OFICINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho descreve as atividades desenvolvidas em uma oficina Robótica aplicada ao ensino médio em uma escola da rede pública estadual buscando integrar o avanço tecnológico com as teorias físicas e matemáticas apresentadas na sala de aula, de forma a construir o conhecimento cientifico de maneira atraente, contextualizada e funcional. A partir desta iniciativa, a escola percebeu a necessidade de adaptar um lugar especifico para realização de aulas práticas, devido aos vários materiais adquiridos e os benefícios gerados no processo de ensino e aprendizagem. Na oficina foram construídos experimentos e protótipos explorando os aspectos das estruturas de pontes associado a uma das áreas da engenharia civil, às energias renováveis, sistemas de automação e robótica. As aulas na oficina foram realizadas em três momentos, iniciamos com um breve comentário teórico sobre o tema a ser abordado. Apresentamos um modelo da estrutura física a ser construída bem como o material didático necessário à montagem do experimento, em seguida solicitamos que cada equipe construísse um protótipo abordando os aspectos da Física aplicados à Engenharia.  Percebe-se que o uso das atividades experimentais, como estratégia no ensino de física, corresponde a uma das maneiras de se minimizar os problemas existentes no processo ensino-aprendizagem. Após a aplicação do método proposto, os alunos apresentaram um maior interesse e motivação para ingressarem nos cursos de ciências exatas, despertando a criatividade e um melhor entendimento das teorias e aplicações relacionados as ciências exatas tornando uma aprendizagem muito mais significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ENSINO DE FÍSICA, PRÁTICA EXPERIMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4151_19082016231407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JACINTO CRUZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ SOUZA"
    "autor_email" => "jose.souza@unipe.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA -  UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho descreve as atividades desenvolvidas em uma oficina Robótica aplicada ao ensino médio em uma escola da rede pública estadual buscando integrar o avanço tecnológico com as teorias físicas e matemáticas apresentadas na sala de aula, de forma a construir o conhecimento cientifico de maneira atraente, contextualizada e funcional. A partir desta iniciativa, a escola percebeu a necessidade de adaptar um lugar especifico para realização de aulas práticas, devido aos vários materiais adquiridos e os benefícios gerados no processo de ensino e aprendizagem. Na oficina foram construídos experimentos e protótipos explorando os aspectos das estruturas de pontes associado a uma das áreas da engenharia civil, às energias renováveis, sistemas de automação e robótica. As aulas na oficina foram realizadas em três momentos, iniciamos com um breve comentário teórico sobre o tema a ser abordado. Apresentamos um modelo da estrutura física a ser construída bem como o material didático necessário à montagem do experimento, em seguida solicitamos que cada equipe construísse um protótipo abordando os aspectos da Física aplicados à Engenharia. Percebe-se que o uso das atividades experimentais, como estratégia no ensino de física, corresponde a uma das maneiras de se minimizar os problemas existentes no processo ensino-aprendizagem. Após a aplicação do método proposto, os alunos apresentaram um maior interesse e motivação para ingressarem nos cursos de ciências exatas, despertando a criatividade e um melhor entendimento das teorias e aplicações relacionados as ciências exatas tornando uma aprendizagem muito mais significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.