O ensino da Física teoricamente está alicerçado em concepções mais modernas da ciência, embora que na prática dos muros da escola seja considerada como um componente curricular fechado, desvinculado da vida e da realidade dos alunos. Nesse sentido, nesse contexto desafiador, o professor passa a ser considerado um mediador do processo ensino-¬aprendizagem e deve ir além do conhecimento da escola, indo em busca da compreensão do conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos educandos. Para que isto ocorra, são fundamentais os saberes que envolvem as necessidades formativas da docência. Nesse sentido, este artigo científico fundamentado em Rodrigues e Esteves (1993); Imbernón (2000); Contreras (2002), dentre outros, apresenta o resultado de uma pesquisa descritiva e quantitativa nos Municípios de Araruna, Cacimba de Dentro e Tacima na região do Curimataú Oriental Paraibano acerca da docência no ensino de Física. Assim, tem-se um primeiro diagnóstico da prática pedagógica de professores neste referido componente curricular na região objetivando apresentar as necessidades formativas de professores que lecionam Física na região. Este estudo foi feito nas escolas públicas da rede estadual de ensino da Paraíba e participaram desta pesquisa, professores que lecionam Física no Ensino Médio nos Municípios acima citados. Os resultados apresentam os docentes solicitando o apoio da Universidade para que a mesma se aproxime das escolas e que estão dispostos a fazer desde uma graduação específica para ensinar a Física, pois na região à docência nesta área está entregue a profissionais de outras áreas, como formação continuada no desenvolvimento da carreira.