Para os pesquisadores da área, já é consensual a ideia de que os gêneros textuais devem tornar-se objeto de ensino e aprendizagem das aulas de Língua Portuguesa, e que a prática da produção de textos orais e escritos deve ser realizada de forma sistemática e articulada com a prática de leitura e exploração dos elementos linguísticos. Nesse sentido, o presente artigo “O gênero digital e-mail na sala de aula: uma possibilidade pedagógica” é parte de um relato de experiência desenvolvida em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Campina Grande – Paraíba, durante o primeiro semestre de 2016. O principal objetivo da proposta foi trabalhar a produção textual do gênero e-mail a partir de atividades sequenciadas e articuladas, através da Sequência Didática como proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), integrando a leitura e a produção escrita desse gênero. A análise dos dados, ainda em curso, está sendo realizada com base na descrição e discussão das etapas constituintes da sequência didática aplicada em sala de aula, mas já aponta para resultados satisfatórios, considerando-se as produções textuais desenvolvidas pelos alunos.