O presente trabalho tem como objetivo analisar a prática docente no ensino de Geografia a partir do uso de materiais didáticos. Visto que as escolas disponibilizam diferentes ferramentas que auxiliam e dão suporte na execução da prática pedagógica, neste caso, o ensino de geografia. Para isso, utilizamos como metodologia a pesquisa in lócus, por meio de um estudo de caso, onde foram analisadas três escolas da rede estadual de ensino médio do município de Caicó/RN, sendo elas: Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), Escola Estadual Antônio Aladim (EEAA) e Centro Educacional José Augusto (CEJA). Diante disso, foram aplicadas coletas de dados qualitativos e quantitativos acerca da prática pedagógica e materiais didáticos disponíveis para o ensino de Geografia. Após isso, analisamos e discutimos os resultados obtidos, junto à pesquisa bibliográfica. Ao final desse processo, pudemos considerar alguns pontos importantes. O processo de ensino e aprendizagem na Geografia e sua eficácia, enquanto o aprender significativo, está diretamente subordinado à prática pedagógica somada ao uso dinâmico de métodos e materiais. Como também, é preciso haver uma diversificação, além do processo de ensino tradicional desenvolvido pelos professores de Geografia, seja por meio de aulas práticas, laboratoriais, uso da TIC, enfim, o ensino de Geografia deve estar além das aulas expositivas e livros didáticos.