Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE: OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Palavra-chaves: CONTEMPORANEIDADE, ENSINO DE GEOGRAFIA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21546
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2733
    "inscrito_id" => 7880
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE: OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR"
    "resumo" => "A Geografia enquanto ciência humana é responsável na Educação Básica pela formação cidadã dos educandos, de condicionar uma leitura e uma analise crítica do espaço geográfico como resultado da relação sociedade natureza. Sobre esses pressupostos, este texto objetiva refletir sobre o ensino de Geografia na contemporaneidade, discutindo os desafios da prática docente no âmbito da Geografia Escolar no que se refere ao poder formativo da mídia frente às construções culturais do sistema capitalista. Sua construção parte de uma pesquisa bibliográfica em autores como Santos (2012), Cavalcanti (2014), Azambuja (2011), Ianni (2000), Pinheiro e Nascimento (2014) dentre outros. Ao final de sua construção apreendemos algumas reflexões sobre temas contemporâneos discutidos pelo professor Milton Santos em sua obra “Por uma outra globalização”, apontamentos e inquietações referentes às dificuldades da prática docente na Geografia Escolar, uma vez que a geografia encontra no currículo das escolas em um agrupamento de diversas disciplinas com práticas simultâneas ao que consideramos como tradicionais, e o fazer pedagógico do professor de Geografia quando foge das práticas usuais em muitos casos não é considerado pelo aluno como aula, como também alguns direcionamentos com bases nas nossas bibliografias para uma prática geográfica educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEMPORANEIDADE, ENSINO DE GEOGRAFIA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID7880_17082016164514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDYGNA EMILIANA CHAVES DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "VANDYGNA "
    "autor_email" => "vamdygnaemilianarcc_@hotm"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21546
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2733
    "inscrito_id" => 7880
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE: OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR"
    "resumo" => "A Geografia enquanto ciência humana é responsável na Educação Básica pela formação cidadã dos educandos, de condicionar uma leitura e uma analise crítica do espaço geográfico como resultado da relação sociedade natureza. Sobre esses pressupostos, este texto objetiva refletir sobre o ensino de Geografia na contemporaneidade, discutindo os desafios da prática docente no âmbito da Geografia Escolar no que se refere ao poder formativo da mídia frente às construções culturais do sistema capitalista. Sua construção parte de uma pesquisa bibliográfica em autores como Santos (2012), Cavalcanti (2014), Azambuja (2011), Ianni (2000), Pinheiro e Nascimento (2014) dentre outros. Ao final de sua construção apreendemos algumas reflexões sobre temas contemporâneos discutidos pelo professor Milton Santos em sua obra “Por uma outra globalização”, apontamentos e inquietações referentes às dificuldades da prática docente na Geografia Escolar, uma vez que a geografia encontra no currículo das escolas em um agrupamento de diversas disciplinas com práticas simultâneas ao que consideramos como tradicionais, e o fazer pedagógico do professor de Geografia quando foge das práticas usuais em muitos casos não é considerado pelo aluno como aula, como também alguns direcionamentos com bases nas nossas bibliografias para uma prática geográfica educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEMPORANEIDADE, ENSINO DE GEOGRAFIA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID7880_17082016164514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDYGNA EMILIANA CHAVES DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "VANDYGNA "
    "autor_email" => "vamdygnaemilianarcc_@hotm"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Geografia enquanto ciência humana é responsável na Educação Básica pela formação cidadã dos educandos, de condicionar uma leitura e uma analise crítica do espaço geográfico como resultado da relação sociedade natureza. Sobre esses pressupostos, este texto objetiva refletir sobre o ensino de Geografia na contemporaneidade, discutindo os desafios da prática docente no âmbito da Geografia Escolar no que se refere ao poder formativo da mídia frente às construções culturais do sistema capitalista. Sua construção parte de uma pesquisa bibliográfica em autores como Santos (2012), Cavalcanti (2014), Azambuja (2011), Ianni (2000), Pinheiro e Nascimento (2014) dentre outros. Ao final de sua construção apreendemos algumas reflexões sobre temas contemporâneos discutidos pelo professor Milton Santos em sua obra “Por uma outra globalização”, apontamentos e inquietações referentes às dificuldades da prática docente na Geografia Escolar, uma vez que a geografia encontra no currículo das escolas em um agrupamento de diversas disciplinas com práticas simultâneas ao que consideramos como tradicionais, e o fazer pedagógico do professor de Geografia quando foge das práticas usuais em muitos casos não é considerado pelo aluno como aula, como também alguns direcionamentos com bases nas nossas bibliografias para uma prática geográfica educativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.