A Educação Ambiental (EA) propõe à sociedade uma forma diferente de pensar e agir, com modelos de produção de bens para suprir necessidades humanas e que garantam a sustentabilidade ecológica. Para tanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam temas ambientais como um tema transversal. Este estudo objetiva analisar como o ensino da Educação Ambiental vem sendo trabalhado na Escola Família Agrícola Francisco das Chagas Vieira na (EFAFCV) zona Rural de Paulo Ramos-MA. A pesquisa se baseou na verificação do conhecimento dos professores e alunos sobre a EA, e assim, buscou compreender as dificuldades enfrentadas para o seu ensino e aprendizado. Este trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica, que fundamentou a realização de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) ministrada na EFAFCV, seguida da aplicação de questionários com 50 alunos e 10 professores da escola, que foram analisados posteriormente. Os resultados demonstram que 60% dos professores usam aulas teóricas para o ensino da EA, 80% sentem falta de projetos da escola voltados a temática, 70% acreditam que a disciplina ministrada é compatível para inserção de práticas ambientais, porém, 40% não consegue aplicar por ausência de conhecimentos. Quanto aos alunos, foi possível detectar que 70% conseguem identificar ações de EA dentro das aulas, mas desejam dinamismo. Conclui-se que existem dificuldades em trabalhar com projetos com a temática em áreas diferentes das ciências, e que há a necessidade de capacitações dos professores em relação à temática ambiental, para melhor qualificação dos alunos.