SOUSA, Gabriela Bessa De. Investigação do conselho escolar na ueb dr. oliveira roma. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21280>. Acesso em: 23/12/2024 07:14
Diante de um histórico repleto de gestão burocrática e autoritária, a escola veio ao longo do tempo se modificando através de novas técnicas de administração. Os Conselhos Escolares surgiram como uma forma de intervenção de outros segmentos escolares em busca de uma gestão mais democrática. O conselho escolar serve como uma organização social e pretende ser um espaço democrático na qual as pessoas que o compõem, sejam participantes ativos e críticos durante a execução das políticas e dos programas escolares. O conselho tem a função de incluir componentes de todas as áreas da escola, incluindo também a comunidade nas tomadas de decisões, além de que tem a importância para que todos estejam cientes das informações do que acontece no interior da instituição escolar. Neste sentido, esta pesquisa de cunho bibliográfico e de campo, tem como objetivo trazer a importância de uma gestão democrática para o melhor funcionamento das escolas, assim como trazer resultados sobre a gestão da Unidade de Educação Básica Dr. Oliveira Roma em São Luís do Maranhão. Notamos através desta pesquisa que a participação da comunidade no Conselho Escolar é uma forma de estratégia para superar a administração autoritária como se encontrava antigamente, sendo assim, encontramos na UEB Dr. Oliveira Roma uma gestão aberta e flexível, que envolve a todos e que possibilita a aproximação não só entre os segmentos internos da escola, mas externos também, afinal, ao serem ativos na escola, os cidadãos se fazem sujeitos portadores da democracia e se tornam politicamente ativos, pois exercem suas próprias responsabilidades sociais.