Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, SOCIALIZAÇÃO, TEORIAS DA APRENDIZAGEM Pôster (PO) Educação Infantil
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21222
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 7324
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo buscou verificar a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Nossa pesquisa realizou uma revisão bibliográfica sobre o tema, na qual  descrevemos as teorias e pesquisas recentes desenvolvidas acerca do assunto. Apresentamos diversas contribuições de pesquisa sobre o tema, citando aquelas que aparentemente são analisadas como mais relevantes. Um dos primeiros estudiosos a enfatizar a importância do brinquedo e da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança foi o filósofo alemão Friedrich Fröebel (1782-1852). Já Maria Montessori considerava a brincadeira como atividade inata infantil, sem fins pedagógicos. As chamadas Casas di Bambini montessorianas educavam as crianças através de atividades dirigidas e preparação para o trabalho. Com a psicologia infantil, surge a teoria de Groos (1861-1946), que considera o jogo como pré-exercício de instintos herdados, uma necessidade biológica, instintiva e psicológica. Pode-se destacar ainda as teorias psicológicas de desenvolvimento (Piaget (1896-1980), Wallon (1879-1962) e Vygotsky(1896-1934)) que contribuíram fortemente para enfatizar o papel do brincar na educação infantil. Atualmente, podemos destacar que para as crianças da Educação Infantil, em especial, a brinquedoteca proporciona atividades lúdicas capazes de desenvolver a cooperação entre elas e criar situações de espontaneidade no brincar. A importância do brincar na Educação Infantil defendida no presente trabalho também encontra amparo no trabalho de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. O professor percebe, ao trabalhar o lúdico no processo de ensino-aprendizagem, o crescimento do aluno. É muito gratificante quando um aluno, que não domina a escrita e a leitura, consegue se desenvolver a partir de aulas mais lúdicas, utilizando, por exemplo, contação de histórias e teatro. Assim sendo, concluímos que o lúdico é um instrumento pedagógico de grande importância na socialização entre as crianças, no desenvolvimento da linguagem e na construção de um mundo mais cooperativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SOCIALIZAÇÃO, TEORIAS DA APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID7324_09072016132302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRACEMA LUZITÂNIA DE FREITAS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "IRACEMA FREITAS"
    "autor_email" => "iracemafreitas13@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21222
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 7324
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo buscou verificar a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Nossa pesquisa realizou uma revisão bibliográfica sobre o tema, na qual  descrevemos as teorias e pesquisas recentes desenvolvidas acerca do assunto. Apresentamos diversas contribuições de pesquisa sobre o tema, citando aquelas que aparentemente são analisadas como mais relevantes. Um dos primeiros estudiosos a enfatizar a importância do brinquedo e da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança foi o filósofo alemão Friedrich Fröebel (1782-1852). Já Maria Montessori considerava a brincadeira como atividade inata infantil, sem fins pedagógicos. As chamadas Casas di Bambini montessorianas educavam as crianças através de atividades dirigidas e preparação para o trabalho. Com a psicologia infantil, surge a teoria de Groos (1861-1946), que considera o jogo como pré-exercício de instintos herdados, uma necessidade biológica, instintiva e psicológica. Pode-se destacar ainda as teorias psicológicas de desenvolvimento (Piaget (1896-1980), Wallon (1879-1962) e Vygotsky(1896-1934)) que contribuíram fortemente para enfatizar o papel do brincar na educação infantil. Atualmente, podemos destacar que para as crianças da Educação Infantil, em especial, a brinquedoteca proporciona atividades lúdicas capazes de desenvolver a cooperação entre elas e criar situações de espontaneidade no brincar. A importância do brincar na Educação Infantil defendida no presente trabalho também encontra amparo no trabalho de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. O professor percebe, ao trabalhar o lúdico no processo de ensino-aprendizagem, o crescimento do aluno. É muito gratificante quando um aluno, que não domina a escrita e a leitura, consegue se desenvolver a partir de aulas mais lúdicas, utilizando, por exemplo, contação de histórias e teatro. Assim sendo, concluímos que o lúdico é um instrumento pedagógico de grande importância na socialização entre as crianças, no desenvolvimento da linguagem e na construção de um mundo mais cooperativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SOCIALIZAÇÃO, TEORIAS DA APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID7324_09072016132302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRACEMA LUZITÂNIA DE FREITAS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "IRACEMA FREITAS"
    "autor_email" => "iracemafreitas13@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este estudo buscou verificar a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Nossa pesquisa realizou uma revisão bibliográfica sobre o tema, na qual descrevemos as teorias e pesquisas recentes desenvolvidas acerca do assunto. Apresentamos diversas contribuições de pesquisa sobre o tema, citando aquelas que aparentemente são analisadas como mais relevantes. Um dos primeiros estudiosos a enfatizar a importância do brinquedo e da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança foi o filósofo alemão Friedrich Fröebel (1782-1852). Já Maria Montessori considerava a brincadeira como atividade inata infantil, sem fins pedagógicos. As chamadas Casas di Bambini montessorianas educavam as crianças através de atividades dirigidas e preparação para o trabalho. Com a psicologia infantil, surge a teoria de Groos (1861-1946), que considera o jogo como pré-exercício de instintos herdados, uma necessidade biológica, instintiva e psicológica. Pode-se destacar ainda as teorias psicológicas de desenvolvimento (Piaget (1896-1980), Wallon (1879-1962) e Vygotsky(1896-1934)) que contribuíram fortemente para enfatizar o papel do brincar na educação infantil. Atualmente, podemos destacar que para as crianças da Educação Infantil, em especial, a brinquedoteca proporciona atividades lúdicas capazes de desenvolver a cooperação entre elas e criar situações de espontaneidade no brincar. A importância do brincar na Educação Infantil defendida no presente trabalho também encontra amparo no trabalho de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. O professor percebe, ao trabalhar o lúdico no processo de ensino-aprendizagem, o crescimento do aluno. É muito gratificante quando um aluno, que não domina a escrita e a leitura, consegue se desenvolver a partir de aulas mais lúdicas, utilizando, por exemplo, contação de histórias e teatro. Assim sendo, concluímos que o lúdico é um instrumento pedagógico de grande importância na socialização entre as crianças, no desenvolvimento da linguagem e na construção de um mundo mais cooperativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.