LIMA, Iracema Luzitânia De Freitas. Importância do brincar na educação infantil. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21222>. Acesso em: 05/11/2024 13:27
Este estudo buscou verificar a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Nossa pesquisa realizou uma revisão bibliográfica sobre o tema, na qual descrevemos as teorias e pesquisas recentes desenvolvidas acerca do assunto. Apresentamos diversas contribuições de pesquisa sobre o tema, citando aquelas que aparentemente são analisadas como mais relevantes. Um dos primeiros estudiosos a enfatizar a importância do brinquedo e da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança foi o filósofo alemão Friedrich Fröebel (1782-1852). Já Maria Montessori considerava a brincadeira como atividade inata infantil, sem fins pedagógicos. As chamadas Casas di Bambini montessorianas educavam as crianças através de atividades dirigidas e preparação para o trabalho. Com a psicologia infantil, surge a teoria de Groos (1861-1946), que considera o jogo como pré-exercício de instintos herdados, uma necessidade biológica, instintiva e psicológica. Pode-se destacar ainda as teorias psicológicas de desenvolvimento (Piaget (1896-1980), Wallon (1879-1962) e Vygotsky(1896-1934)) que contribuíram fortemente para enfatizar o papel do brincar na educação infantil. Atualmente, podemos destacar que para as crianças da Educação Infantil, em especial, a brinquedoteca proporciona atividades lúdicas capazes de desenvolver a cooperação entre elas e criar situações de espontaneidade no brincar. A importância do brincar na Educação Infantil defendida no presente trabalho também encontra amparo no trabalho de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. O professor percebe, ao trabalhar o lúdico no processo de ensino-aprendizagem, o crescimento do aluno. É muito gratificante quando um aluno, que não domina a escrita e a leitura, consegue se desenvolver a partir de aulas mais lúdicas, utilizando, por exemplo, contação de histórias e teatro. Assim sendo, concluímos que o lúdico é um instrumento pedagógico de grande importância na socialização entre as crianças, no desenvolvimento da linguagem e na construção de um mundo mais cooperativo.