O ensino de Língua Portuguesa passou e ainda passará por muitas mudanças, que no decorrer do tempo, evoluem e se transformam consoante os fatores político-sociais e o contexto sócio-histórico do país. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre a importância de trabalhar com os gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa enquanto língua materna, através das práticas de leitura e produção de textos. Para isso, optamos por uma metodologia de estudo bibliográfico de natureza qualitativa, que apresentará a relação dos gêneros textuais com o ensino de língua visando a prática de linguagem dentro e fora da escola. Para tanto, buscamos subsídio nos estudos de Bakthim (1997), Marcuschi (2007), Geraldi (2006) e outros para refletir sobre a necessidade de trabalhar o texto na sala de aula com vista à mudança tanto no modo de conceber a linguagem como prática discursiva que ocorre por meio da interação quanto no método de ensino da língua. Considerando que não há texto que se realize fora de um gênero, ressaltamos a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que tenham os gêneros textuais como objeto de ensino e de aprendizagem. A conclusão a que chegamos é a de que o trabalho com os gêneros em sala de aula contribui para o desenvolvimento da capacidade comunicativa do aluno dentro e fora dos muros da escola, de modo que o aluno torna-se competente para interagir nos diversos contextos sociais do seu cotidiano. Concluímos ainda que o fazer docente é uma escolha política que faz toda diferença no ensino e aprendizagem de uma língua materna.