Situada nos estudos que buscam valorizar a utilização dos gêneros textuais na escola, a presente pesquisa surgiu da necessidade de se saber quais são os principais gêneros e metodologias que estão sendo utilizadas na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa. Busca-se investigar quais são, na opinião dos alunos e professores, as possíveis contribuições que um ensino mediado por gêneros textuais - contextualizados com a vida prática e social - podem ocasionar. Investigaremos também o processo de planejamento do professor, haja vista que, como se sabe, o uso dos gêneros pressupõe uma metodologia específica, uma vez que são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida cultural e social (MARCUSCHI, 2003). A pesquisa realizou-se em três turmas do Ensino Fundamental de uma instituição pública da cidade de Currais Novos. Utilizamos um questionário contextualizado como principal ferramenta para a coleta dos dados que, por sua vez, foram analisados seguindo o método indutivo. Espera-se que essa pesquisa possa fornecer um material que transpareça reflexões fidedignas em seus dados e análises, tecendo resultados que evidenciem com clareza o panorama atual da inclusão dos gêneros textuais na escola, sendo seus resultados e eventuais reflexões destinados a pesquisadores e professores (tanto profissionais em processo de formação como já em exercício efetivo da docência) interessados na inclusão dos gêneros textuais como objetos de ensino e crédulos da sua importância indiscutível para o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.