Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS NA MULTISSÉRIE: AS MARCAS DO CURRÍCULO PROPOSTO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA EM PERNAMBUCO NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, ESCOLA DA TERRA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21062
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2115
    "inscrito_id" => 8755
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS NA MULTISSÉRIE: AS MARCAS DO CURRÍCULO PROPOSTO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA EM PERNAMBUCO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "A pesquisa se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Acadêmico do Agreste – CAA. Está situada nas reflexões acerca da formação continuada de professores/as na multissérie em Pernambuco, a partir do currículo proposto no Programa Escola da Terra que, balizado pela metodologia da alternância, articula áreas de conhecimento, rodas de diálogo, integração de saberes, escuta comunitária e projetos de intervenção pedagógica e social. Para tanto, tomamos como questão: Que contribuições a formação continuada dos/as professores/as têm trazido, pela via do currículo, à multissérie? O objetivo é analisar as contribuições da formação continuada no contexto escolar da multissérie pela via do currículo do Programa Escola da Terra. O aporte teórico se pauta em Gatti (2008, 2011) para tratar da formação continuada; Santos e Moura (2010) e Hage (2011) para o debate da multissérie; e Moreira (2008) e Lima (2013) para discussão do currículo. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa e os procedimentos de coleta são a análise documental e o questionário. Os resultados iniciais apontam para mudanças no foco da formação continuada, tais como as especificidades da educação do campo, a escuta comunitária e a escrita de projetos. Há marcas desta formação na escola. Por fim, vimos indícios de atividades didáticas que se aproximam das temáticas tratadas na formação e na comunidade - o que mostra que a formação continuada, pela via do currículo proposto, pode contribuir com a busca pela qualidade da educação socialmente referenciada"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, CURRÍCULO, ESCOLA DA TERRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8755_15082016211338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA SOARES DE CARVALHO ELIAS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianascelias@hotmail.co"
    "autor_ies" => "FBJ- FACULDADE DE BELO JADIM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21062
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2115
    "inscrito_id" => 8755
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS NA MULTISSÉRIE: AS MARCAS DO CURRÍCULO PROPOSTO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA EM PERNAMBUCO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "A pesquisa se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Acadêmico do Agreste – CAA. Está situada nas reflexões acerca da formação continuada de professores/as na multissérie em Pernambuco, a partir do currículo proposto no Programa Escola da Terra que, balizado pela metodologia da alternância, articula áreas de conhecimento, rodas de diálogo, integração de saberes, escuta comunitária e projetos de intervenção pedagógica e social. Para tanto, tomamos como questão: Que contribuições a formação continuada dos/as professores/as têm trazido, pela via do currículo, à multissérie? O objetivo é analisar as contribuições da formação continuada no contexto escolar da multissérie pela via do currículo do Programa Escola da Terra. O aporte teórico se pauta em Gatti (2008, 2011) para tratar da formação continuada; Santos e Moura (2010) e Hage (2011) para o debate da multissérie; e Moreira (2008) e Lima (2013) para discussão do currículo. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa e os procedimentos de coleta são a análise documental e o questionário. Os resultados iniciais apontam para mudanças no foco da formação continuada, tais como as especificidades da educação do campo, a escuta comunitária e a escrita de projetos. Há marcas desta formação na escola. Por fim, vimos indícios de atividades didáticas que se aproximam das temáticas tratadas na formação e na comunidade - o que mostra que a formação continuada, pela via do currículo proposto, pode contribuir com a busca pela qualidade da educação socialmente referenciada"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, CURRÍCULO, ESCOLA DA TERRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8755_15082016211338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA SOARES DE CARVALHO ELIAS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianascelias@hotmail.co"
    "autor_ies" => "FBJ- FACULDADE DE BELO JADIM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A pesquisa se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Acadêmico do Agreste – CAA. Está situada nas reflexões acerca da formação continuada de professores/as na multissérie em Pernambuco, a partir do currículo proposto no Programa Escola da Terra que, balizado pela metodologia da alternância, articula áreas de conhecimento, rodas de diálogo, integração de saberes, escuta comunitária e projetos de intervenção pedagógica e social. Para tanto, tomamos como questão: Que contribuições a formação continuada dos/as professores/as têm trazido, pela via do currículo, à multissérie? O objetivo é analisar as contribuições da formação continuada no contexto escolar da multissérie pela via do currículo do Programa Escola da Terra. O aporte teórico se pauta em Gatti (2008, 2011) para tratar da formação continuada; Santos e Moura (2010) e Hage (2011) para o debate da multissérie; e Moreira (2008) e Lima (2013) para discussão do currículo. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa e os procedimentos de coleta são a análise documental e o questionário. Os resultados iniciais apontam para mudanças no foco da formação continuada, tais como as especificidades da educação do campo, a escuta comunitária e a escrita de projetos. Há marcas desta formação na escola. Por fim, vimos indícios de atividades didáticas que se aproximam das temáticas tratadas na formação e na comunidade - o que mostra que a formação continuada, pela via do currículo proposto, pode contribuir com a busca pela qualidade da educação socialmente referenciada

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.